Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EM BUSCA DA COR LOCAL: OS MODOS DE VER E FAZER VER NAS OBRAS DE JOSÉ DE ALENCAR E EUCLIDES DA CUNHA

Título
[en] IN THE SEARCH OF THE LOCAL COLOR: THE WAYS OF SEEING AND MAKE SEE IN THE WORKS OF JOSÉ DE ALENCAR AND EUCLIDES DA CUNHA

Autor
[pt] EDUARDO WRIGHT CARDOSO

Vocabulário
[pt] PAISAGEM

Vocabulário
[pt] UT PICTURA HISTORIA

Vocabulário
[pt] CONTEUDO DA FORMA

Vocabulário
[pt] SUNOPSIS

Vocabulário
[pt] ENARGEIA

Vocabulário
[pt] AUTOPSIA

Vocabulário
[pt] EUCLIDES DA CUNHA

Vocabulário
[pt] COR LOCAL

Vocabulário
[pt] UT PICTURA POESIS

Vocabulário
[pt] VISAO

Vocabulário
[pt] JOSE DE ALENCAR

Vocabulário
[en] LANDSCAPE

Vocabulário
[en] UT PICTURA HISTORIA

Vocabulário
[en] CONTENT OF FORM

Vocabulário
[en] SUNOPSIS

Vocabulário
[en] ENARGEIA

Vocabulário
[en] AUTOPSIA

Vocabulário
[en] EUCLIDES DA CUNHA

Vocabulário
[en] LOCAL COLOR

Vocabulário
[en] JOSE DE ALENCAR

Resumo
[pt] Recurso pictórico elaborado no século XVIII, a cor local amplia seu escopo original relativo ao campo pictórico e passa a compor e regular a produção textual de escritores, historiadores, literatos e viajantes. Seu emprego em suportes textuais desenvolve e acentua a dimensão visual da narrativa e, portanto, pode ser concebido como uma expressão moderna das antigas associações entre cor e palavra, narrativa e pintura. O objetivo desta tese é, pois, investigar o emprego da cor local em tipos discursivos diversos, notadamente nas obras de José de Alencar e Euclides da Cunha, salientando a dimensão visual implícita ao recurso narrativo. A fim de compreender o investimento narrativo na visualidade, é válido recuperar, a partir da Antiguidade, os modos de ver e fazer ver que comportam topoi como o ut pictura poesis e o ut pictura historia, construções como a sunopsis e a enargeia, além de expedientes como, entre outros, a autópsia e a écfrase. A cor local, eis a hipótese inicial desta tese, incorpora e expressa parte destes modos e recursos e, portanto, é capaz de reproduzir e reelaborar, na época moderna, o anseio visual por meio da narrativa. A pesquisa pelos modos de ver e fazer ver requer, como temáticas relacionadas que perpassam este estudo, a consideração do estatuto e da importância atribuída à visão e ao olhar como elementos cognitivos e comprobatórios, além das relações entre sujeito e objeto na constituição do conhecimento. As produções ficcional de Alencar e factual de Euclides permitem, então, demonstrar tanto a amplitude do recurso narrativo, empregado em tipos discursivos diversos, quanto as variações relacionadas ao seu uso, ou seja, como a delimitação de uma determinada paisagem altera o conteúdo da forma da cor local.

Resumo
[en] Pictorial device designed in the eighteenth century, the local color has expanded its original scope for the pictorial field and begins to compose the production of historians, writers and travelers. Its use in textual media develops and enhances the visual dimension of the narrative and can be considered as a modern expression of the ancient associations between color and word, narrative and painting. The purpose of this thesis is to investigate the use of local color in different discursive types, especially in the works of José de Alencar and Euclides da Cunha, stressing the implicit visual dimension to the narrative device. In order to understand the narrative investment in visuality it is worthed to recover from antiquity the ways of seeing and make see that includes topoi as the ut pictura poesis and ut pictura historia, resources like sunopsis and enargeia, and expedients as, among others, the autopsia and ekphrasis. The initial hypothesis of this thesis is that the local color expresses these modes and features and therefore is able to reproduce and redevelop, in modern times, the visual desire through narrative. The search for ways of seeing and make see requires, as related themes that pervade this study, the consideration of the status and the importance attributed to the vision as a cognitive element and proving, beyond the relations between subject and object in the constitution of knowledge. The fictional writings of Alencar and factual writings of Euclides allow then to demonstrate both the extent of the narrative device, employed in various discursive types, as the variations related to its use, that is how the delimitation of a particular landscape changes the contents of the form of the local color.

Orientador(es)
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES

Banca
MARCELO GANTUS JASMIN

Banca
TEMISTOCLES AMERICO CORREA CEZAR

Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES

Banca
RODRIGO TURIN

Banca
SERGIO ALCIDES PEREIRA DO AMARAL

Catalogação
2016-11-04

Apresentação
2016-04-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27882@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27882@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27882


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF