Título
[en] FINANCIAL LITERACY AND BASIC FINANCIAL MATHEMATICS IN MIDDLE SCHOOL
Título
[pt] O LETRAMENTO FINANCEIRO E A MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor
[pt] GEIZI FERNANDES DE SOUZA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO FINANCEIRO
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] MATEMATICA FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] FINANCIAL LITERACY
Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE
Vocabulário
[en] FINANCE MATHEMATICS
Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL
Resumo
[pt] O letramento financeiro do indivíduo é condição fundamental para seu
planejamento financeiro e para a tomada de decisões financeiras conscientes. O
conhecimento de Matemática Financeira é uma das plataformas necessárias ao
letramento financeiro. Nesse sentido, consideramos que o ensino de Matemática
Financeira deve ser iniciado o mais cedo possível, de forma contextualizada e
adequada à faixa etária do educando. Neste trabalho apresentaremos propostas
pedagógicas e metodológicas para o efetivo ensino de Matemática Financeira
Básica no segundo segmento do Ensino Fundamental, baseadas em nossa
experiência de trabalho nesta etapa, há mais de dez anos.
Resumo
[en] The person s financial literacy is a prerequisite for their financial planning and for making conscious financial decisions. The Financial Mathematics knowledge is one of the platforms necessary for financial literacy. In this sense, we consider that the Financial Mathematics teaching should be started as soon as possible, in context and appropriate to the student s age. In this work we present pedagogical and methodological proposals for effective teaching of basic knowledge of Financial Mathematics in Middle School, based on our experience working with this segment for more than ten years.
Orientador(es)
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES
Banca
LILIANA MANUELA GASPAR CERVEIRA DA COSTA
Catalogação
2016-10-05
Apresentação
2016-07-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27574@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27574@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27574
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF