Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DESIGN PROJECTS ON THE UNDERGRADUATE PROGRAM IN DIGITAL MEDIA AT PUC-RIO: EVALUATION CRITERIAS BASED ON THE CONCEPTS OF PROJECT S SYNTHESIS, LANGUAGE OF FORM AND USER EXPERIENCE

Título
[pt] PROJETOS DE DESIGN NA HABILITAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL DA PUC-RIO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADOS NOS CONCEITOS DE SÍNTESE PROJETUAL, LINGUAGEM DA FORMA E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Autor
[pt] AXEL HERMANN SANDE

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] AVALIACAO ACADEMICA

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO USUARIO

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM VISUAL

Vocabulário
[pt] INTERATIVIDADE

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] USER EXPERIENCE

Vocabulário
[en] VISUAL LANGUAGE

Vocabulário
[en] INTERACTIVITY

Resumo
[pt] Desde o final dos anos 1980, inúmeras áreas de atuação do design passaram a ser viabilizadas através das tecnologias computacionais. Novos ambientes acadêmicos dedicados às mídias digitais estão sendo concebidos e, por suas particularidades, adotam enfoques ainda não consolidados no campo de conhecimento do design. No caso da habilitação em Mídia Digital da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), implementada em 2007 no curso de graduação em Design, seu corpo docente ainda não conta com professores graduados em design de mídia digital, já que os primeiros profissionais formados nesta habilitação graduaram-se recentemente. Isso faz com que a habilitação seja estruturada por meio de diferentes áreas do saber e possibilita diferentes expectativas quanto aos resultados a alcançar nos projetos para mídias digitais. Quando confrontadas, estas diferenças de expectativa ora priorizam os aspectos formais do projeto, ora privilegiam as possíveis experiências daqueles que venham a utilizar os dispositivos projetados. A presente tese investiga os critérios utilizados para a avaliação acadêmica de projetos, tendo como universo de pesquisa os trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos alunos da habilitação em Mídia Digital. Como objetivos da pesquisa estão o destaque e a análise de tais critérios de avaliação acadêmica de projetos de design com base nos conceitos de síntese projetual, linguagem da forma e experiência do usuário.

Resumo
[en] Since the 80s, many areas of expertise in the design field became possible by means of computer technology. Academic environments dedicated to digital media have been conceived and operate via approaches that remain unconsolidated in the field of design knowledge. In the case of the undergraduate program in Digital Media Design at PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), implemented in 2007, professors graduated in digital media are still absent since the few designers that successfully completed this academic degree are recently graduated. This aspect contributes to the mixture of different areas of knowledge and permits different expectations as of the results to be pursued by digital medias. These expectations emphasizes, in one hand, the formal aspects of the project and, in the other, the possible experiences of the consumers of such project.This dissertation investigates the criteria used for the academic evaluation addressed to the projects final results and shall be constructed through the key concepts of project synthesis, language of form and user experience.

Orientador(es)
REJANE SPITZ

Banca
REJANE SPITZ

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
JULIE DE ARAUJO PIRES

Banca
ELIZABETH MOTTA JACOB

Catalogação
2016-09-19

Apresentação
2016-03-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27405@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27405@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27405


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF