Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A TRAMA E A URDIDURA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS – BENJAMIN RELAMPEJA NO SERTÃO ROSEANO

Título
[en] THE WARP AND THE WOOF IN THE DEVIL TO PAY IN THE BACKLANDS: BENJAMIN FLASHES IN ROSA S BACKLANDS

Autor
[pt] LIVIA DE SA BAIAO

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] ESQUECIMENTO

Vocabulário
[pt] TEMPO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[en] MODERNITY

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] FORGETFULNESS

Vocabulário
[en] TIME

Vocabulário
[en] MEMORY

Resumo
[pt] Esta dissertação propõe uma leitura de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, através das lentes de Walter Benjamin, usando como intercessores os ensaios A imagem de Proust e Sobre alguns temas em Baudelaire. Nesses ensaios Benjamin levanta questões fundamentais a respeito da memória, do esquecimento, da experiência (Erfahrung) e da vivência (Erlebnis) entrelaçando-as com narrativa, temporalidade e modernidade. A intenção será investigar como estas questões permeiam Grande sertão: veredas e pensar se, a exemplo de Proust e Baudelaire, Rosa conseguiu se aproximar da possibilidade de construir a experiência (Erfahrung) através de sua prosa poética, de acordo com os conceitos benjaminianos contidos nos ensaios em questão. A partir das diversas afinidades eletivas identificadas entre Rosa e Benjamin, também se pretende imaginar se Rosa poderia ser mais uma estrela na constelação de escritores sobre os quais Walter Benjamin escreveu. Afinal, como se verá, Rosa e Benjamin são dois místicos e míticos escritores que colocam a linguagem acima de tudo e a literatura como meio para explorar questões filosóficas e metafísicas.

Resumo
[en] The proposal of this thesis is to read The devil to pay in the backlands, by João Guimarães Rosa, through Walter Benjamin s eyes using, as intercessors, two texts by Walter Benjamin: The image of Proust and On some motifs in Baudelaire. In those two essays, Benjamin raises fundamental questions about memory, forgetting, experience (Erfahrung) and lived experience (Erlebnis), intertwining them with issues such as narrative, time and modernity. The aim is to explore how those issues permeate The devil to pay in the backlands and consider if Rosa was close to artificially reproducing experience (Erfahrung) through his poetic writing, like Proust and Baudelaire, based on the concepts developed by Benjamin in the aforementioned essays. Given the electives affinities identified between Rosa and Benjamin, the intention is to consider if Rosa could be one more star in Benjamin s constellation of writers. As will be shown, Rosa and Benjamin are two mystic, mythic writers that put language above all and see literature as a means of exploring philosophical and metaphysical questions.

Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES

Banca
HELOISA MARIA MURGEL STARLING

Banca
ROSANA KOHL BINES

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Catalogação
2016-08-29

Apresentação
2016-04-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27220@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27220@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27220


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF