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Título
[en] CAPITALISM REPRESENTATIONS IN BRAZILIAN MODERN CINEMA: ANALYSIS OF THE MOVIES UNDER THE INFLUENCE OF A STRUCTURE OF FEELING THAT STIMULATED THE FLOURISHING OF A CULTURAL SCENE DURING THE 50 S AND 60 S

Título
[pt] REPRESENTAÇÕES DO CAPITALISMO NO CINEMA MODERNO BRASILEIRO: ANÁLISE DE FILMES SOB INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE SENTIMENTO QUE ANIMOU O FLORESCIMENTO CULTURAL DOS ANOS 50/60

Autor
[pt] BRUNO LIBERATI

Vocabulário
[pt] CAPITALISMO

Vocabulário
[pt] CINEMA MODERNO

Vocabulário
[pt] ESTRUTURA DE SENTIMENTO

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[en] CAPITALISM

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as representações do capitalismo observadas em obras da fase moderna do cinema brasileiro. Inaugurada na década de 1950, tal etapa desdobra-se no Cinema Novo, cuja trajetória estende-se até o fim dos anos 1970. Compreende-se que os filmes analisados estão sob influência de um tipo de estrutura de sentimento romântico - de afirmação de uma brasilidade revolucionária - que vicejou e se reconfigurou naquele período considerado utópico. O estudo identifica uma transformação nessa estrutura do sentir, a partir do golpe de 1964 e, sobretudo, dos desdobramentos do AI-5. Percebe-se, contudo, que certos conteúdos mobilizadores desse sentir permanecem como elementos residuais, influindo na ideologia, nos procedimentos estéticos e na prática cinematográfica de artistas e intelectuais que resistiram à chamada modernização-autoritária-conservadora da sociedade brasileira. Tal consideração permite a análise de filmes que fogem à cronologia associada ao esgotamento do movimento do Cinema Novo, incluindo obras que avançam pela década de 1980.

Resumo
[en] The goal was to identify and analyze the representations of capitalism observed in Brazilian s modern Cinema. Beginning in the 50 s, with an introduction of a neorealistic approach, this phase in the country s movie scene became what s known as Cinema Novo, that happened during the 60 s. It s understood that the movies being analyzed were under a romantic structure of feeling – an affirmation of revolutionary Brazility – that bloom and changed that period, considered utopic. Under that investigation eleven movies produced between 1950 and 1969 were analyzed.

Orientador(es)
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
JOSE CARLOS MONTEIRO

Banca
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Catalogação
2016-07-20

Apresentação
2013-10-01

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26933


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