Título
[pt] O NEFRON COMO UNIDADE PEDAGÓGICA
Autor
[pt] GLAURA NÍSYA DE OLIVEIRA CRUZ
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] SISTEMA RENAL E URINARIO
Vocabulário
[pt] CURRICULO POR COMPETENCIAS
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] UNIDADES PEDAGOGICAS
Resumo
[pt] Trabalho de conclusão do curso (TCC) de Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias, ministrado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, turma de 2014. Primeiramente, faço uma reflexão histórica nos modelos de ensino com o Relatório Flexner em seguida passamos para a necessidade de mudanças chegando ao aprender a aprender com as metodologias ativas. Em conformidade às Diretrizes Curriculares Nacionais 2001/2014 e tendo como referência a Proposta Para uma Graduação Médica Contemporânea - Modelo PUC-Rio, publicado em 2011, passa-se a ter o olhar no egresso do curso com um currículo orientado por competências. O propósito este trabalho é elaborar um modelo pedagógico sobre demandas em nefrologia Infantil módulo Sistema Renal e Urinário/ criança (ciclos 1 e 2). Para o ciclo 1 – segundo ano terceiro semestre a proposta é a capacitação do aluno nas competências médicas elementares, para isso, como metodologia ativa utilizaremos a aprendizagem baseada em caso (ABC). Para o segundo ciclo (terceiro e quarto anos), visando o desenvolvimento das competências médicas essenciais utilizaremos como metodologia o problem based learning (PBL). Para finalizar o trabalho descrevo a avaliação como diagnóstico dentro da metodologia ativa de ensino-aprendizagem que ocorre de forma continua.
Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI
Catalogação
2016-05-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26474@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26474
Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE ABREVIATURAS E EPÍGRAFE PDF INTRODUÇÃO, CAPÍTULOS 1, 2, 3, 4, REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS E ANEXOS PDF