Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A FLOWER BREAKS THROUGH ASPHALT: HOPE IN CONTEMPORARY CINEMA

Título
[pt] UMA FLOR ROMPE O ASFALTO: A ESPERANÇA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Autor
[pt] ANA PAULA DAUDT DE LIMA BRANDAO

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[pt] ERNST BLOCH

Vocabulário
[pt] UTOPIA

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] ESPERANCA

Vocabulário
[pt] POS MODERNIDADE

Vocabulário
[en] MODERNITY

Vocabulário
[en] UTOPIA

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] HOPE

Vocabulário
[en] POST MODERNITY

Resumo
[pt] A modernidade é um conceito complexo, multifacetado, que possui como linha mestra a crença no progresso da humanidade através da Razão. Assim, foi um terreno fértil para as mais diversas utopias, que traziam a esperança de sua realização no caminhar da história. Neste processo, o cinema – arte nascida entre os modernos –, foi utilizado como mediação. Com os horrores da Segunda Guerra, o fracasso do comunismo, a descrença na capacidade do capitalismo de chegar a um mundo justo, a chamada pós-modernidade é vista como a face do desencanto. O objetivo desta pesquisa é procurar traços de esperança utópica no cinema contemporâneo e discutir como certos filmes podem servir como aliados nas propostas de mudança. Partindo do princípio de que, diferente do que se pensava no passado, não é possível considerar o desenrolar da história de forma linear, com um ponto de chegada definido, as propostas atuais apresentam-se não tão grandiosas e menos reconhecíveis, mas, ao mesmo tempo, realizáveis. Ernst Bloch, que escreveu um longo tratado sobre a esperança, é o fio condutor do texto, sendo confrontado com pensadores do século XXI.

Resumo
[en] Modernity is a complex, multifaceted concept that has as its mainstay the belief in human progress through Reason. Therefore, it was a breeding ground for various utopias, which were expected to materialise with the progress of history. In this process, the cinema – art born among the moderns – was used as mediation. With the horrors of the Second World War, the failure of communism, the disbelief in the ability of capitalism to reach a fair world, the so-called postmodernity is seen as the face of disenchantment. The objective of this research is to look for traces of utopian hope in contemporary cinema and discuss how certain movies can serve as allies to proposals of change. On the understanding that, differently from what was believed in the past, it is not possible to see history as unfolding in a linear path – with a defined point of arrival –, modern proposals are presented with less grandiosity and recognisability, being, on the other hand, more achievable. Ernst Bloch, who wrote a compendium on hope, is the thread of the text, being compared with thinkers of the 21st century.

Orientador(es)
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
LUIZ CARLOS DO REGO LIMA

Catalogação
2016-04-20

Apresentação
2014-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26156@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26156@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26156


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF