Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DIREITO À EDUCAÇÃO?:PERGUNTA COMPLICADA (...): O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título
[en] RIGHT TO EDUCATION?:IT S A COMPLICATED QUESTION (…): WHAT ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS THINK ABOUT THIS RIGHT

Autor
[pt] YRAMA SIQUEIRA FERNANDES

Vocabulário
[pt] DIREITO HUMANO A EDUCACAO

Vocabulário
[pt] DIREITO A QUALIDADE EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] JUSTICIABILIDADE

Vocabulário
[en] HUMAN RIGHT TO EDUCATION

Vocabulário
[en] RIGHT TO EDUCATIONAL QUALITY

Vocabulário
[en] JUSTICIABILITY

Resumo
[pt] Esta pesquisa qualitativa procurou investigar o que pensam os professores do primeiro segmento do ensino fundamental sobre o direito humano à educação atualmente. Este trabalho traz uma análise histórica do direito à educação dentro dos direitos humanos e de seus dispositivos internacionais. Adentrando o contexto brasileiro, a pesquisa contribuiu com uma evolução histórica deste direito nas Constituições brasileiras e nas legislações pós Constituição de 1988. A pesquisa traz algumas considerações quanto aos temas atuais da justiciabilidade, do ensino doméstico, o homeschooling, e da qualidade e sua relação com as avaliações em larga escala. Como opção metodológica, a empiria da pesquisa contempla entrevistas semiestruturadas com doze professoras do ensino fundamental da rede municipal. Dentre os resultados da pesquisa encontramos que ainda há lacunas quanto ao conteúdo deste direito pelas professoras. A maioria das professoras entrevistadas coloca o Estado e não os professores como primeiro ator na garantia deste direito às crianças. As professoras expressaram preocupação com a garantia de uma a educação de qualidade e trouxeram suas opiniões sobre a política de avaliações em larga escala e também sobre a política implementada pelo Município. Por fim, a pesquisa faz um alerta sobre o perigo de se estabelecer relações entre justiciabilidade,qualidade/avaliações no contexto atual.

Resumo
[en] This qualitative research aimed at investigating what elementary school teachers think about the human right to education nowadays. This work brings a historical analysis of the right to education in the Human Rights international laws and treaties. As for the Brazilian context, this research brings the right to education and its evolution in our Brazilian Constitutions and laws post Federal Constitution of 1988. We also make some considerations on current themes such as justiciability, homeschooling, educational quality and its relation to the large-scale evaluations. As our methodological choice for the empirical work, we chose to perform twelve semi- structured interviews with teachers from elementary schools. As one of the results, we concluded that there are still some gaps concerning the content for this right among the teachers interviewed. The majority of the teachers placed the State not the teachers, as the first actor with the role to guarantee this right to children. On the other hand, the teachers interviewed expressed their concern about guaranteeing educational quality. They also expressed their opinions about the large-scale evaluation policy and about the policythathas been implemented by the city government. As a final result, this research alerts about the danger to make connections between justiciability and quality / large-scale evaluations in the current context.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
DANIELA VALENTIM

Catalogação
2016-03-11

Apresentação
2015-03-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25919@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25919@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25919


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF