Título
[en] CONSTRUCTIBLE POLYGONS IN RULER AND COMPASS: A PRESENTATION FOR MIDDLE AND HIGH SCHOOL TEACHERS
Título
[pt] POLÍGONOS CONSTRUTÍVEIS POR RÉGUA E COMPASSO: UMA APRESENTAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor
[pt] KELISSON FERREIRA DE LIMA
Vocabulário
[pt] GEOMETRIA
Vocabulário
[pt] APLICACOES DA EXTENSAO DE CORPOS
Vocabulário
[pt] POLIGONO CONSTRUTIVEL POR REGUA E COMPASSO
Vocabulário
[pt] DESENHO GEOMETRICO
Vocabulário
[en] GEOMETRY
Vocabulário
[en] BODIES OF EXTENSION APPLICATIONS
Vocabulário
[en] CONSTRUCTIBLE POLYGON BY RULER AND COMPASS
Vocabulário
[en] GEOMETRIC DESIGN
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é trazer à tona conceitos importantes da geometria no plano euclidiano sob o título de construções geométricas, cada vez mais esquecidos nos currículos escolares brasileiros. Nossa primeira ideia é mostrar a dificuldade que professores do ensino médio poderão encontrar ao tentar descobrir quais conceitos validam suas práticas já que os argumentos que validam a possibilidade ou a impossibilidade de algumas construções geométricas residem numa álgebra abstrata de difícil compreensão e domínio por parte dos professores, sobretudo aqueles que não cursaram disciplinas mais avançadas em matemática. Vamos comentar sobre os principais problemas da antiguidade que motivaram os matemáticos às descobertas de novas propriedades, apresentar tais construções geométricas e apresentar uma descrição algébrica das construções geométricas. A ideia é que através da álgebra abstrata podemos obter argumentos que validem a possibilidade e impossibilidade de tais construções e assim aumentar a cultura matemática do professor do ensino médio e não transformá-lo num expert no assunto.
Resumo
[en] The main purpose of this work is to rescue the important concepts in geometric constructions. Concepts that are being progressively forgotten by Brazilian curriculums in schools. First, we want to present the difficulties that high school teachers might face when they will try to formalize concepts like the possibility or not to construct some figures in the Euclidean plane, especially those who have not studied advanced math courses at undergraduation. We comment on the main problems of antiquity that led mathematicians to new discoveries properties, we present geometric constructions as well as an algebraic description of these geometric constructions. The idea is that through abstract algebra we can present arguments about the possibility or impossibility of such constructions. In this work, we will comment that abstract algebra will help teachers to validate some arguments that involves the possibility or not to construct some figures as well as to enlarge high schools teachers culture, not trying to make them experts in the subject.
Orientador(es)
NICOLAU CORCAO SALDANHA
Banca
SINESIO PESCO
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
NICOLAU CORCAO SALDANHA
Banca
DANIEL NEVES MARTINS
Catalogação
2016-02-12
Apresentação
2015-09-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25756@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25756@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25756
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF