Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CONSTRUCTIBLE POLYGONS IN RULER AND COMPASS: A PRESENTATION FOR MIDDLE AND HIGH SCHOOL TEACHERS

Título
[pt] POLÍGONOS CONSTRUTÍVEIS POR RÉGUA E COMPASSO: UMA APRESENTAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor
[pt] KELISSON FERREIRA DE LIMA

Vocabulário
[pt] GEOMETRIA

Vocabulário
[pt] APLICACOES DA EXTENSAO DE CORPOS

Vocabulário
[pt] POLIGONO CONSTRUTIVEL POR REGUA E COMPASSO

Vocabulário
[pt] DESENHO GEOMETRICO

Vocabulário
[en] GEOMETRY

Vocabulário
[en] BODIES OF EXTENSION APPLICATIONS

Vocabulário
[en] CONSTRUCTIBLE POLYGON BY RULER AND COMPASS

Vocabulário
[en] GEOMETRIC DESIGN

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é trazer à tona conceitos importantes da geometria no plano euclidiano sob o título de construções geométricas, cada vez mais esquecidos nos currículos escolares brasileiros. Nossa primeira ideia é mostrar a dificuldade que professores do ensino médio poderão encontrar ao tentar descobrir quais conceitos validam suas práticas já que os argumentos que validam a possibilidade ou a impossibilidade de algumas construções geométricas residem numa álgebra abstrata de difícil compreensão e domínio por parte dos professores, sobretudo aqueles que não cursaram disciplinas mais avançadas em matemática. Vamos comentar sobre os principais problemas da antiguidade que motivaram os matemáticos às descobertas de novas propriedades, apresentar tais construções geométricas e apresentar uma descrição algébrica das construções geométricas. A ideia é que através da álgebra abstrata podemos obter argumentos que validem a possibilidade e impossibilidade de tais construções e assim aumentar a cultura matemática do professor do ensino médio e não transformá-lo num expert no assunto.

Resumo
[en] The main purpose of this work is to rescue the important concepts in geometric constructions. Concepts that are being progressively forgotten by Brazilian curriculums in schools. First, we want to present the difficulties that high school teachers might face when they will try to formalize concepts like the possibility or not to construct some figures in the Euclidean plane, especially those who have not studied advanced math courses at undergraduation. We comment on the main problems of antiquity that led mathematicians to new discoveries properties, we present geometric constructions as well as an algebraic description of these geometric constructions. The idea is that through abstract algebra we can present arguments about the possibility or impossibility of such constructions. In this work, we will comment that abstract algebra will help teachers to validate some arguments that involves the possibility or not to construct some figures as well as to enlarge high schools teachers culture, not trying to make them experts in the subject.

Orientador(es)
NICOLAU CORCAO SALDANHA

Banca
SINESIO PESCO

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
NICOLAU CORCAO SALDANHA

Banca
DANIEL NEVES MARTINS

Catalogação
2016-02-12

Apresentação
2015-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25756@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25756@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25756


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF