Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS

Título
[pt] USABILIDADE PEDAGÓGICA E DESIGN DE INTERAÇÃO: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autor
[pt] MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ

Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD

Vocabulário
[pt] IHC

Vocabulário
[pt] EAD

Vocabulário
[pt] USABILIDADE PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERACAO

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION

Vocabulário
[en] HCI

Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION

Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL USABILITY

Vocabulário
[en] VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT

Vocabulário
[en] INTERACTION DESIGN

Vocabulário
[en] ERGONOMICS

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Resumo
[pt] A pesquisa trata da interação mediada por ferramentas de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da educação a distância (EAD), dentro do olhar da usabilidade pedagógica e do design de interação. O estudo parte da premissa de que existem problemas ligados à interação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem que dificultam a implementação de estratégias de ensino da EAD baseadas em colaboração e comunicação. Foi, portanto, definido como objetivo localizar necessidades e questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a partir de relatos de docentes. Além de trazer contribuições para o projeto de uma EAD baseada em colaboração e comunicação, a pesquisa contribui metodologicamente para a área do design de interação com a proposição da técnica da entrevista baseada em cenários. A partir de entrevistas não-diretivas com profissionais da EAD, foram desenvolvidos cenários que têm como tema interações entre pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados para EAD. Esses cenários serviram de base para entrevistas semiestruturadas, com docentes tutores. As entrevistas trazem descrições detalhadas sobre como esses profissionais colocam em práticas estratégias pedagógicas baseadas em comunicação e colaboração e mostram o crescimento do papel da tutoria em EAD nos modelos pedagógicos que utilizam essas estratégias, expondo situações que indicam a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo
[en] This research deals with interaction mediated by communication and collaboration tools in virtual learning environments, within the context of distance education, and from the standpoint of pedagogical usability and interaction design. It is assumed that there are problems related to interaction mediated by virtual learning environments that hinder the implementation of teaching strategies of DE-based collaboration and communication. Thus, the study, based on teachers reports, aims to find requirements and issues that may influence the use of virtual learning environments for planning and implementation of collaborative teaching strategies. In addition to bringing contributions to the design of a distance education based on collaboration and communication, research contributes methodologically to the area of interaction design with the proposition of the use of scenario-based interview technique. Unstructured interviews were conducted with professionals of distance education, to support the development of scenarios that served as subjects for the interview technique based on scenarios with teachers directly involved in interactions with students during courses. The interviews include detailed descriptions of how these professionals put into practice pedagogical strategies based on communication and collaboration and expose the growing role of tutoring in distance education pedagogical models that propose collaborative teaching strategies, resulting in the need for systems that support tutor tasks within virtual learning environments.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Coorientador(es)
LUIZ CARLOS AGNER CALDAS

Banca
LUIZ CARLOS AGNER CALDAS

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
GIUSEPPE AMADO DE OLIVEIRA

Banca
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS

Banca
SOPHIA PIMENTA ROSLINDO

Catalogação
2016-01-12

Apresentação
2015-03-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTULO 9 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS PDF