Título
[en] ANTHOLOGY AND POLEMIC: THE QUESTION OF BAROQUE IN THE CRITICISM AND THE LITERARY HISTORIOGRAPHY OF ANTONIO CANDIDO AND HAROLDO DE CAMPOS
Título
[pt] ANTOLOGIA E POLÊMICA: A QUESTÃO DO BARROCO NA CRÍTICA E NA HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA DE ANTONIO CANDIDO E HAROLDO DE CAMPOS
Autor
[pt] HENRIQUE PINHEIRO COSTA GAIO
Vocabulário
[pt] BARROCO
Vocabulário
[pt] POLEMICA LITERARIA
Vocabulário
[pt] HAROLDO DE CAMPOS
Vocabulário
[pt] ANTONIO CANDIDO
Vocabulário
[en] BAROQUE
Vocabulário
[en] HAROLDO DE CAMPOS
Vocabulário
[en] ANTONIO CANDIDO
Resumo
[pt] A retomada dos estudos referentes ao barroco mobilizou grande parte da crítica literária brasileira a partir da década de 50 do século XX. Através do debate proporcionado, mostra-se plausível auferir significativas divergências de modelos críticos e historiográficos, assim como o caráter interessado envolvido no descarte ou na valorização do barroco. Enquanto Antonio Candido silencia a produção barroca em seu panorama historiográfico de formação da literatura brasileira, por conta de certa inadequação diante da noção de sistema literário, Haroldo de Campos destaca o procedimento poético do barroco em perspectiva sincrônica com a vanguarda concretista, como impulso de ruptura capaz de renovar os métodos de composição e recepção literária. A polêmica provocada pelo sequestro do barroco, portanto, serve como ancoragem para a análise de um projeto mais amplo de historiografia literária de Antonio Candido e Haroldo de Campos, no qual para o primeiro o que estava em jogo era o reconhecimento de uma tradição fundada na dimensão autoconsciente do escritor, enquanto que para o último a tradição pautava-se numa espécie de inventário das rupturas.
Resumo
[en] The retake of the studies about baroque mobilized great part of the Brazilian literary criticism since the 50ths of the Twentieth Century. Through this debate, it is possible to grasp meaningful divergences in the critical and historiographic models, as well as the interested choices involving the oblivion or the valorization of baroque. As long as Antonio Candido silences the baroque in his historiographic landscape of the Brazilian literature formation, due to a certain inappropriate notion of a literary system, Haroldo de Campos lines baroque poetic procedure in a synchronic perspective with the concretist vanguard as a movement of rupture able of renewing the methods of literary composition and reception. The polemic provoked by the sequestration of baroque, therefore, leads to a wider analysis of Antonio Candido and Haroldo de Campos projects of literary historiography, in which to the former it was important to recognize a tradition founded in the self reflected dimension of the author, while to the second one the tradition was settled in a kind ruptures inventory.
Orientador(es)
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
Banca
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Banca
GUSTAVO NAVES FRANCO
Banca
ANDRE PEREIRA BOTELHO
Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Catalogação
2015-07-27
Apresentação
2014-12-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24974@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24974@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24974
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