Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858)

Título
[pt] TÃO SUBLIME COMO ENCANTADORA ARTE: AS AULAS E OS MESTRES DE MÚSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II (1838-1858)

Autor
[pt] GILBERTO VIEIRA GARCIA

Vocabulário
[pt] COLEGIO PEDRO II

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA MUSICA

Vocabulário
[pt] BRASIL IMPERIO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO MUSICAL

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA EDUCACAO

Vocabulário
[en] PEDRO II SCHOOL

Vocabulário
[en] IMPERIAL BRAZIL

Vocabulário
[en] HISTORY OF EDUCATION

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo investigar as relações históricas entre o ensino de Música e o ensino Secundário na Corte do Rio de Janeiro, tendo como elemento central a sua constante presença entre as aulas do Imperial Colégio de Pedro II, no século XIX. Para tanto, procura-se analisar a importância simbólica e política da Música na constituição de uma imagem culta e civilizada do Império do Brasil, sobretudo, da boa sociedade na Corte do Rio de Janeiro; a trajetória dos primeiros Mestres de Música do colégio; e as características e o lugar ocupado por suas aulas entre 1838, ano de sua inauguração e 1858, quando seu principal professor deixa o CPII, após a reforma do Regulamento, em 1855, que redefine bruscamente o espaço de sua importância. O corpo documental construído para o trabalho é composto, além das memórias publicadas sobre o colégio, de periódicos e documentos oficiais, tais como: notícias e artigos da imprensa, notas de compra, Quadro de Horários e número de lições, Mapas de Faltas dos professores e o Livro de assentamento dos funcionários do colégio. A metodologia utilizada é a análise qualitativa dos documentos, referenciada pela linha de pesquisa da História Cultural e, especificamente, da História das disciplinas escolares e da História da profissão docente.

Resumo
[en] This work aims to investigate the historical relationships between music education and secondary education at the court of Rio de Janeiro, with the central element the constant presence of music between classes at Imperial College of Pedro II, in the nineteenth century. To this end, we seek to analyze the symbolic and political importance of music in the formation of a cultured and civilized image of the Empire of Brazil, especially the good society in the Court of Rio de Janeiro, the trajectory of the first music teachers of the college and the characteristics and place that music lessons were getting between the year of its inauguration in 1838 and 1855, when a reform of its Regulations sharply redefines the space of its importance. The documentary corpus built for the work consists, in addition to the published memoirs about the college, periodicals and official documents, such as news and press articles, bills of sale, Timesheet and number of lessons, teachers Maps Fouls Book and settlement of employees of the college. The methodology used is the qualitative analysis of documents referenced by the line of research of Cultural History, and focused specifically on the history of school subjects and the history of the teaching profession.

Orientador(es)
PATRICIA COELHO DA COSTA

Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
PATRICIA COELHO DA COSTA

Banca
AVELINO ROMERO SIMOES PEREIRA

Catalogação
2015-07-14

Apresentação
2014-04-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24906


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF