Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O TRÁGICO EM CHARLES BUKOWSKI

Título
[en] THE TRAGIC IN CHARLES BUKOWSKI

Autor
[pt] LUIS FERNANDO GONCALVES BALBY

Vocabulário
[pt] FORCA

Vocabulário
[pt] AFIRMACAO

Vocabulário
[pt] PARADOXO

Vocabulário
[pt] BUKOWSKI

Vocabulário
[pt] GILLES DELEUZE

Vocabulário
[pt] NIETZSCHE

Vocabulário
[pt] TRAGICO

Vocabulário
[pt] VONTADE

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[pt] NEGACAO

Vocabulário
[en] STRENGTH

Vocabulário
[en] PARADOXE

Vocabulário
[en] GILLES DELEUZE

Vocabulário
[en] NIETZSCHE

Vocabulário
[en] TRAGIC

Vocabulário
[en] WILL

Vocabulário
[en] BODY

Vocabulário
[en] DENYING

Resumo
[pt] Esta dissertação pretende lançar luz sobre a escrita poética de Charles Bukowski pela relação por ela estabelecida com a filosofia trágica de Nietzsche lida, a sua vez, com o auxílio da obra Nietzsche e a filosofia de Deleuze. Tal aproximação entre a atividade do poeta e o pensamento dos filósofos sustenta-se nas referências comuns pelos conceitos de força, corpo, vontade, potência e arte. Sendo assim, a perspectiva de análise da dissertação afasta-se das noções de biográfico e auto ficcional normalmente atribuídas a Bukowski — de onde sua escrita é avaliada reativamente a partir das categorias da metáfora, da antítese e da representação — para, de um ponto de vista ativo e paradoxal, tomar sua poesia como sintoma e registro reais da vontade do artista, vontade pensada pelos desdobramentos das tensões força-corpo propostas por Nietzsche. Dos devires impostos por tal tensão de forças, a pesquisa acompanhará a metamorfose da arte de Bukowski como sintoma de um corpo ora engajado nas radicais vivências de um niilismo que afirma a negação, ora manifestando-se pela dupla afirmação de Dionísio: a arte como potência da diferença, como poder de afirmar a afirmação.

Resumo
[en] This dissertation aims to shed light over the poetic writing of Charles Bukowski through its relation with Nietzsche s tragic philosophy, which, in its turn, follows the guidance of Deleuze s Nietzsche and Philosophy. This approach between the poet s activity and the philosophers thought holds up based on the common references provided by the concepts of force, body, will, power and art. Thus, this dissertation s analytical perspective differs from the biographical and self-fictional notions normally assigned to Bukowski — where his writing is reactively assessed by the categories of metaphor, antithesis and representation — to depart from a both active and paradoxical point of view that takes his poetry as a concrete symptom of the artist s will, which is conceived by the developments of the force-body tensions proposed by Nietzsche. From the becomings imposed by such tension of forces, the research will follow the metamorphosis in the art of Bukowski as a symptom of a body at times engaged in the radical experiences of a nihilism that affirms the denial, sometimes manifesting Dionysus double affirmation: art as a power of the difference, as the power that affirms the affirmation.

Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
JORGE LUIZ VASCONCELLOS

Catalogação
2015-05-18

Apresentação
2014-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24610@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24610@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24610


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF