Título
[pt] O TRÁGICO EM CHARLES BUKOWSKI
Título
[en] THE TRAGIC IN CHARLES BUKOWSKI
Autor
[pt] LUIS FERNANDO GONCALVES BALBY
Vocabulário
[pt] FORCA
Vocabulário
[pt] AFIRMACAO
Vocabulário
[pt] PARADOXO
Vocabulário
[pt] BUKOWSKI
Vocabulário
[pt] GILLES DELEUZE
Vocabulário
[pt] NIETZSCHE
Vocabulário
[pt] TRAGICO
Vocabulário
[pt] VONTADE
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[pt] NEGACAO
Vocabulário
[en] STRENGTH
Vocabulário
[en] PARADOXE
Vocabulário
[en] GILLES DELEUZE
Vocabulário
[en] NIETZSCHE
Vocabulário
[en] TRAGIC
Vocabulário
[en] WILL
Vocabulário
[en] BODY
Vocabulário
[en] DENYING
Resumo
[pt] Esta dissertação pretende lançar luz sobre a escrita poética de Charles Bukowski pela relação por ela estabelecida com a filosofia trágica de Nietzsche lida, a sua vez, com o auxílio da obra Nietzsche e a filosofia de Deleuze. Tal aproximação entre a atividade do poeta e o pensamento dos filósofos sustenta-se nas referências comuns pelos conceitos de força, corpo, vontade, potência e arte. Sendo assim, a perspectiva de análise da dissertação afasta-se das noções de biográfico e auto ficcional normalmente atribuídas a Bukowski — de onde sua escrita é avaliada reativamente a partir das categorias da metáfora, da antítese e da representação — para, de um ponto de vista ativo e paradoxal, tomar sua poesia como sintoma e registro reais da vontade do artista, vontade pensada pelos desdobramentos das tensões força-corpo propostas por Nietzsche. Dos devires impostos por tal tensão de forças, a pesquisa acompanhará a metamorfose da arte de Bukowski como sintoma de um corpo ora engajado nas radicais vivências de um niilismo que afirma a negação, ora manifestando-se pela dupla afirmação de Dionísio: a arte como potência da diferença, como poder de afirmar a afirmação.
Resumo
[en] This dissertation aims to shed light over the poetic writing of Charles Bukowski through its relation with Nietzsche s tragic philosophy, which, in its turn, follows the guidance of Deleuze s Nietzsche and Philosophy. This approach between the poet s activity and the philosophers thought holds up based on the common references provided by the concepts of force, body, will, power and art. Thus, this dissertation s analytical perspective differs from the biographical and self-fictional notions normally assigned to Bukowski — where his writing is reactively assessed by the categories of metaphor, antithesis and representation — to depart from a both active and paradoxical point of view that takes his poetry as a concrete symptom of the artist s will, which is conceived by the developments of the force-body tensions proposed by Nietzsche. From the becomings imposed by such tension of forces, the research will follow the metamorphosis in the art of Bukowski as a symptom of a body at times engaged in the radical experiences of a nihilism that affirms the denial, sometimes manifesting Dionysus double affirmation: art as a power of the difference, as the power that affirms the affirmation.
Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
JORGE LUIZ VASCONCELLOS
Catalogação
2015-05-18
Apresentação
2014-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24610@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24610@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24610
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF