Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RECOMENDAÇÃO OU PROPAGANDA?: ESTUDO SOBRE A CREDIBILIDADE DE BLOGS DE MODA

Título
[en] RECOMMENDATION OR ADVERTISING?: A STUDY ON FASHION BLOGS CREDIBILITY

Autor
[pt] BEATRIZ D AVILA RENAULT DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR ONLINE

Vocabulário
[pt] MARKETING INVISIVEL

Vocabulário
[pt] CONFIANCA EM BLOGS

Vocabulário
[en] ONLINE CONSUMER

Vocabulário
[en] UNDERCOVER MARKETING

Vocabulário
[en] BLOG TRUST

Resumo
[pt] Os blogs de moda atraem uma grande audiência de mulheres em busca de inspirações sobre como se vestir. As leitoras procuram seguir as sugestões de autoras de bom gosto, com características demográficas similares às suas, e em que possam confiar. Este é o principal benefício oferecido pelo blog quando comparado às mídias tradicionais: ao blog é atribuído maior confiança, visto que as autoras estariam livres de vieses e representariam a consumidora comum. No entanto, sabe-se que um número considerável de autoras de blogs recebem presentes e recompensas financeiras para recomendar um produto em seu canal. Este fenômeno ocorre de duas maneiras diferentes: ou a autora admite a existência de uma parceria entre ela e a marca que recomenda, ou oculta esta parceria – fato este que tem levantado importantes questões éticas. Este estudo buscou identificar se a credibilidade do blog é afetada quando há indícios de que a autora omite seu vínculo com a marca que recomenda. Através de um experimento conduzido online com amostragem por conveniência, 350 questionários foram respondidos, sendo 157 válidos. Foi criado um endereço eletrônico que, de acordo com a determinação de algoritmos, apresentava ora blog e biografia de uma autora favorável à prática de identificar publicações patrocinadas, ora de uma autora que busca omitir seu vínculo com o produto que recomenda. O experimento comparou as médias para os construtos Confiança, Atitude e Intenção de Seguir Recomendação, onde apenas este último apresentou diferenças significativas entre as médias. O construto Credibilidade da Fonte também foi medido, indicando que os respondentes não são favoráveis à presença de propaganda nos blogs.

Resumo
[en] Fashion blogs attract the interest of a large audience of women in search for dressing inspiration. The readers look for suggestions from neatness bloggers with demographic characteristics similar to their own, and who they can trust. The main benefit offered by blogs when compared to the traditional media is the reliability conferred to the blog, since the authors would be free of biases, representing the common consumer. Nevertheless, it is known that a considerable number of bloggers receive gifts and financial income to recommend products in their websites. This phenomenon occurs in two different ways: either the author recognizes the existence of a partnership with the recommended fashion brand, or conceals this partnership. This occurrence has provoked important ethical questions. This study focused on identify if the blog s credibility can be affected when there is evidence that the authors are hiding their connection with the recommended fashion brand. To answer this question, an online experiment with convenience samples resulted in 350 answered questionnaires, from which 157 were valid. It was created a website that, in accord with determination of algorithms, presented two types of blogs: one where the author is favorable to the practice of identifying sponsored posts, and another where the author seeks to hide a link with the brand that is recommended. The experiment compared the average for the theoretical constructs Reliability; Attitude and Intention to Follow Recommendation, which was the only one that presented substantial differences between the averages. The theoretical construct Source Reliability was also measured, indicating that the respondents are not favorable to the presence of propaganda in fashion blogs.

Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
MARIBEL CARVALHO SUAREZ

Catalogação
2015-05-06

Apresentação
2014-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24537@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24537@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24537


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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE TABELAS PDF
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