Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM

Título
[pt] TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO DE NASH

Autor
[pt] THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO

Vocabulário
[pt] TEORIA DOS JOGOS

Vocabulário
[pt] POQUER SIMPLIFICADO

Vocabulário
[pt] EQUILIBRIO DE NASH

Vocabulário
[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO

Vocabulário
[pt] BARGANHA COM ULTIMATO

Vocabulário
[pt] SEQUENCIA DIDATICA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE MATEMATICA

Vocabulário
[en] GAME THEORY

Vocabulário
[en] SIMPLIFIED POKER

Vocabulário
[en] NASH EQUILIBRIUM

Vocabulário
[en] PRISIONER S DILEMA

Vocabulário
[en] ULTIMATUM GAME

Vocabulário
[en] DIDACTIC SEQUENCE

Vocabulário
[en] TEACHING OF MATHEMATICS

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é investigar como os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro se comportam com a aplicação da Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática, uma vez que apresentam, com grande frequência, dificuldades nesta disciplina. Para atingir o objetivo proposto elaboramos uma sequência didática que consistia na realização dos jogos Barganha com Ultimato e Dilema do Prisioneiro em sala de aula, sem qualquer explicação prévia sobre os conceitos básicos da Teoria dos Jogos. Nesta sequência didática, após a realização de cada jogo explicamos os resultados previstos pela teoria, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos, estratégia dominante e equilíbrio de Nash, e explicamos o funcionamento do jogo Pôquer Simplificado com seus resultados teóricos. Ao término da aplicação da sequência didática, realizamos um teste de auto-avaliação simples, para que pudéssemos verificar o nível de aprendizado dos alunos envolvidos. Por fim, comparamos os resultados obtidos pelos pares de alunos que participaram do jogo Barganha com Ultimato (realizado quando ainda não possuíam qualquer experiência em Teoria dos Jogos) com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.

Resumo
[en] The objective of this work is to investigate the effect of game theory as a motivator for mathematics education on those second year high school students in the state public schools of Rio de Janeiro who have already shown frequent difficulties with the discipline. In order to achieve the proposed goal, we develop a didactic sequence involving the application in the classroom of the games the Ultimatum Game and the Prisoner s Dilema without any prior introduction to the basic concepts of game theory. After the completion of each game, we explain the results predicted by the theory, introducing the concepts of the payoff matrix, the dominant strategy and the Nash Equilibrium. In addition, we explain the operation of the game of Simplified Poker along which its theoretical results. Upon completion of the application of this didactic sequence, we apply a simple self-evaluation test in order to verify the academic level of the students involved. Finally, we compare the results obtained by the pairs of students who participated in the game the Ultimatum Game (performed when the students still had no experience of Game Theory) with the results obtained by Bianchi, Carter e Irons and Castro e Ribeiro.

Orientador(es)
DEBORA FREIRE MONDAINI

Banca
DEBORA FREIRE MONDAINI

Banca
LHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFF

Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Catalogação
2015-03-03

Apresentação
2014-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24184


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF