Título
[en] CHALLENGES AND PERSPECTIVES IN DESIGN EDUCATION: EXPERIENCE IN THE DISCIPLINE DSG1002 - PROJECT PLANNING AT PUC-RIO.
Título
[pt] DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE DESIGN: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DSG1002 – PROJETO PLANEJAMENTO NA PUC-RIO
Autor
[pt] ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Vocabulário
[pt] ENSINO DE PROJETO EM DESIGN
Vocabulário
[pt] DISCIPLINA DE PROJETO NA PUC-RIO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO E DESIGN
Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA DO DESIGN
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Resumo
[pt] Considerando a prática de ensino na disciplina DSG1002 – Projeto Planejamento, pertencente ao curso de graduação em Design da PUC-Rio, a presente tese faz uma teorização da prática de ensino tendo como campo da pesquisa a disciplina supracitada no período de 2011 a 2013 e apresenta a proposta de uma matriz instrumental pedagógica para o ensino de projeto. Este trabalho toma como base a matriz homóloga de Mamede-Neves e articula as pesquisas de Vergnaud, Bleger, Pichón-Riviève, Wertheimer, Polya, Cross e Schön.
Resumo
[en] Considering the teaching methods in discipline DSG1002 -- Planning Project, belonging to the Design graduation course at PUC_Rio, this thesis intends to theorize teaching methods, having as its research field the above mentioned discipline in the 2011-2013 period, and presenting the proposal of a pedagogical instrumental pattern for teaching projects. This work is based on the Mamede-Neves homologous pattern and it articulates the researches made by Vergnaud, Bleger, Pichón-Riviève, Wertheimer, Cross and Schön.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
WASHINGTON DIAS LESSA
Banca
DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
Banca
JULIE ARAUJO PIRES
Catalogação
2015-01-27
Apresentação
2013-10-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23929
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF