Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CHALLENGES AND PERSPECTIVES IN DESIGN EDUCATION: EXPERIENCE IN THE DISCIPLINE DSG1002 - PROJECT PLANNING AT PUC-RIO.

Título
[pt] DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE DESIGN: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DSG1002 – PROJETO PLANEJAMENTO NA PUC-RIO

Autor
[pt] ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Vocabulário
[pt] ENSINO DE PROJETO EM DESIGN

Vocabulário
[pt] DISCIPLINA DE PROJETO NA PUC-RIO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO E DESIGN

Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA DO DESIGN

Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION

Resumo
[pt] Considerando a prática de ensino na disciplina DSG1002 – Projeto Planejamento, pertencente ao curso de graduação em Design da PUC-Rio, a presente tese faz uma teorização da prática de ensino tendo como campo da pesquisa a disciplina supracitada no período de 2011 a 2013 e apresenta a proposta de uma matriz instrumental pedagógica para o ensino de projeto. Este trabalho toma como base a matriz homóloga de Mamede-Neves e articula as pesquisas de Vergnaud, Bleger, Pichón-Riviève, Wertheimer, Polya, Cross e Schön.

Resumo
[en] Considering the teaching methods in discipline DSG1002 -- Planning Project, belonging to the Design graduation course at PUC_Rio, this thesis intends to theorize teaching methods, having as its research field the above mentioned discipline in the 2011-2013 period, and presenting the proposal of a pedagogical instrumental pattern for teaching projects. This work is based on the Mamede-Neves homologous pattern and it articulates the researches made by Vergnaud, Bleger, Pichón-Riviève, Wertheimer, Cross and Schön.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
WASHINGTON DIAS LESSA

Banca
DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES

Banca
JULIE ARAUJO PIRES

Catalogação
2015-01-27

Apresentação
2013-10-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23929@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23929


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF