Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EU NÃO QUERO AS MINHAS FILHA FICA LIMPANDO CHÃO, SENDO HUMILHADA, PISADA, ENTENDEU?: NARRATIVAS DE TRABALHADORAS POBRES

Título
[en] I DON’T WANT MY DAUGHTERS CLEANING THE FLOOR AND BEING HUMILIATED, YOU KNOW?: WORKING LADIES’ NARRATIVES

Autor
[pt] LUANE CHRISTINE VIEIRA PONTES

Vocabulário
[pt] FAMILIA

Vocabulário
[pt] CLASSE TRABALHADORA POBRE

Vocabulário
[pt] IDENTIDADES

Vocabulário
[pt] HISTORIA DE VIDA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] TRABALHO

Vocabulário
[en] FAMILY

Vocabulário
[en] IDENTITIES

Vocabulário
[en] LIFE STORY

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] WORK

Resumo
[pt] O presente estudo analisa como mulheres pobres - auxiliares de serviços gerais, em uma universidade privada no Rio de Janeiro – organizam suas experiências pessoais, familiares e de trabalho em narrativas de história de vida. Na contemporaneidade, é crescente, nas ciências humanas e sociais, o interesse pelo estudo da narrativa enquanto ação no mundo social, no processo de construção das identidades. Nesta dinâmica, os dados, gerados em situação de entrevista, à luz da metodologia qualitativa e interpretativista, foram analisados com base em uma perspectiva sociointeracional do discurso. A análise se dá a partir da utilização das categorias labovianas para identificação dos episódios narrativos, com foco nos recursos avaliativos. Observa-se também, a partir da performance narrativa/identitária, o sentido que é construído pelas entrevistadas ao (re)contar experiências passadas, situações correntes ou ainda projeções futuras e/ou hipotéticas. Assim, as narrativas estudadas permitiram observar algumas dimensões do mundo das entrevistadas em relação à família, ao estudo e ao trabalho. Nesse mundo, a experiência de vida é apresentada com pouco acesso à instrução escolar e ao apoio da estrutura familiar padrão, com consequentes reflexos nas construções identitárias. O papel da família é crucial no processo de organização de sentidos, no qual a figura dos filhos impulsiona essas mulheres a suportar a dureza e a humilhação no/do trabalho, sendo depositada na maternidade a base da construção de suas identidades e da esperança de melhores condições de vida.

Resumo
[en] This study analyses how poor women – working as cleaning ladies at a private university at Rio de Janeiro, Brazil – organize their life, social and work experiences in life story narratives. In recent times, the Humanities and Social Science have become increasingly more interested in narrative studies as action in the social world, in processes of identity construction. In this sense, the data, produced in interview situation, were analyzed based on a qualitative and interpretative methodology, from a socio-interactional discourse perspective. The analysis uses labovian categories in order to identify narrative episodes, focusing on evaluative resources, and observes, from the narrative/identity performances of the women interviewed, the meanings constructed in (re)telling past experiences, current situations or future or hypothetical projections. Thus, the narratives studied have made it possible to observe some dimensions of the world of the women interviewed and how they construct meanings and connections with regards to their lives (family and education) and jobs. In this world, the life experiences are presented with very little access to education and to the family support, which is reflected in the women’s identity constructions. The family’s role is crucial in the process of organizing meanings. Children help these women to tolerate the hardness and the humiliation in/from their job. Their identity constructions are based on their experiences of motherhood and the hope of a better life.

Orientador(es)
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
WILLIAM SOARES DOS SANTOS

Catalogação
2014-09-16

Apresentação
2013-08-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23466@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23466@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23466


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF
CAPÍTULO 2 PDF