Título
[pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
Título
[en] LUXURY AND POWER: A STUDY ON CONSUMPTION AMONG CARIOCA YOUTH
Autor
[pt] WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE
Vocabulário
[pt] DEMOCRATIZACAO DO LUXO
Vocabulário
[pt] CONSUMO DE LUXO
Vocabulário
[pt] LUXO
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[en] YOUTH
Vocabulário
[en] LUXURY CONSUMPTION
Vocabulário
[en] LUXURY
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Resumo
[pt] O presente estudo articula dois fenômenos da sociedade moderno-contemporânea: luxo e juventude. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender o consumo e os significados do luxo entre universitários das camadas médias no Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada uma análise dos discursos dos jovens e do entendimento das categorias que tornam inteligíveis os usos e significados do consumo de luxo. Esse consumo é tratado como um fenômeno cultural, coletivo e com bases comunicacionais capazes de criar muros e pontes, definir identidades e estabelecer relações sociais. Por uma perspectiva que liga Comunicação e Antropologia no estudo da sociedade do consumo, a pesquisa identifica discursos sobre o consumo de luxo; a importância dada às categorias de qualidade, durabilidade, preço e exclusividade; as diferentes posições no grupo pesquisado; a tensão entre a democratização do luxo e a exclusividade das marcas. A pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre o luxo nos universitários, além de entender que o que é luxo na lógica do mercado não precisa, necessariamente, ser entendido como luxo pelos jovens pesquisados.
Resumo
[en] This study intends to articulate two phenomena of the contemporary-modern society: luxury and youth. The goal of this work is to identify and understand consumption and the meanings of luxury among middle-class college students from Rio de Janeiro. A qualitative research analyzed the discourses of young individuals and the understanding of the categories that make the uses and meanings of luxury consumption understandable. This consumption is treated as a cultural and collective phenomenon with communicational foundations capable of creating bridges and walls, defining identities and establishing social relationships. From a perspective that connects Communication and Anthropology in the study of the consumer society, the research identifies discourses on luxury consumption; the importance given to the categories of quality, durability, price and exclusivity; the different positions showed by the researched group; the tension between the democratization of luxury and the label s exclusivity. The research exposes the different approaches that college students show regarding luxury, as well as reveals the understanding that what luxury is in a marked-led perspective, is not to be necessarily understood as the same luxury seen by the researched young individuals.
Orientador(es)
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Coorientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
MUNIZ SODRE DE ARAUJO CABRAL
Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
Catalogação
2013-08-28
Apresentação
2013-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944
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