Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AUGMENTED REALITY IN MOBILE PHONES: A STUDY ON THE TECHNOLOGY AND ITS POTENTIALS

Título
[pt] REALIDADE AUMENTADA EM CELULARES: UM ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA E SEUS POTENCIAIS

Autor
[pt] BRENDA DE FIGUEIREDO LUCENA

Vocabulário
[pt] ESPACO

Vocabulário
[pt] COMPRESSAO ESPACO-TEMPO

Vocabulário
[pt] APLICATIVO PARA CELULAR

Vocabulário
[pt] REALIDADE AUMENTADA

Vocabulário
[pt] REALIDADE

Vocabulário
[en] SPACE

Vocabulário
[en] SPACE-TIME COMPRESSION

Vocabulário
[en] MOBILE PHONE APPLICATION

Vocabulário
[en] AUGMENTED REALITY

Vocabulário
[en] REALITY

Resumo
[pt] Nesta dissertação são investigadas situações em que se faz necessária a sobreposição de informações digitais ao ambiente físico em que o usuário está, uma condição proporcionada pela utilização do recurso da Realidade Aumentada (RA). São consideradas, na pesquisa, aplicações da tecnologia que empregam a técnica de Video See-Through (VST) para utilização em celulares. São apresentadas diferentes definições de RA, delimitando-se conceitos tangentes à tecnologia, tais como Realidade Virtual e Computação Ubíqua, para promover uma discussão acerca das definições levantadas. Em seguida, se apresentam algumas soluções, mais encontradas no mercado, de aplicativos de RA para celular, analisando-se os impactos da utilização de ferramentas específicas no seu processo de criação e desenvolvimento. Considerando-se ainda aspectos sociais e filosóficos inerentes à tecnologia, busca-se uma melhor compreensão dos conceitos-base de espaço, tempo e realidade a que a RA recorre para operar, a fim de subsidiar a discussão acerca da tecnologia e criar o embasamento teórico para as análises subsequentes.

Resumo
[en] This dissertation investigates situations that require the overlay of digital information to the user environment, a condition provided by the use of Augmented Reality (AR) technology. In the research, there are considered applications of the technology that uses the Video See-Through (VST) technique on mobile phones. The dissertation presents different definitions of AR, delimiting tangent concepts such as Virtual Reality and Ubiquitous Computing, to arouse a discussion about the definitions. Then, it presents some of the mobile applications most used in the market, analyzing the impact on using some specific tools in its creation and development process. Considering further social and philosophical aspects inherent to the technology, it seeks to better understand the basic concepts of space, time and reality that the AR uses to operate, in order to support the discussion about the technology and to create the theoretical basis for subsequent analysis.

Orientador(es)
LUIZA NOVAES

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
ROMERO TORI

Catalogação
2013-08-07

Apresentação
2012-04-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21845@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21845@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21845


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF