Título
[pt] ANIMAÇÃO 3D EM TEMPO REAL COM ANÁLISES HARMÔNICAS E MODAL
Título
[en] REAL-TIME 3D ANIMATION WITH HARMONIC AND MODAL ANALYSES
Autor
[pt] CLARISSA CODA DOS SANTOS CAVALCANTI MARQUES
Vocabulário
[pt] COMPUTACAO GRAFICA
Vocabulário
[pt] HARMONICO DE VARIEDADE
Vocabulário
[pt] SKINNING
Vocabulário
[pt] MODELO ARTICULADO
Vocabulário
[pt] ANALISE HARMONICA
Vocabulário
[pt] VISUALIZACAO DE MUSICA
Vocabulário
[pt] GPU
Vocabulário
[pt] ESQUELETO
Vocabulário
[pt] ANIMACAO
Vocabulário
[pt] ANALISE MODAL
Vocabulário
[en] COMPUTER GRAPHICS
Vocabulário
[en] MANIFOLD HARMONICS
Vocabulário
[en] SKINNING
Vocabulário
[en] ARTICULATED MODEL
Vocabulário
[en] HARMONIC ANALYSIS
Vocabulário
[en] MUSIC VISUALIZATION
Vocabulário
[en] SQUELETON
Vocabulário
[en] ANIMATION
Vocabulário
[en] MODAL ANALYSIS
Resumo
[pt] Ainda hoje a animação de caracteres tridimensionais é um processo
manual. Aplicações como jogos de computadores, ou capturas de movimentos
para efeitos especiais em filmes requerem incessante intervenções do
artista, que praticamente guia os movimentos a cada passo. Nesses exemplos
as ferramentas disponíveis oferecem geralmente edição de detalhes, ou
no espaço ou no tempo. Essa tese utiliza duas abordagens analíticas ao processo
de animação: harmônica e modal, permitindo descrever movimentos
com poucos controles. O resultado destas animações é mostrado em tempo
real para o usuário graças às suas implementações na GPU. Em particular,
permite escolher os parâmetros de controle através de galerias animadas em
tempo real ou ainda usar as freqüências da música para guiar a animação.
Resumo
[en] Animation of three-dimensional characters is still a mostly manual
process. Applications such as computer games and motion capture for
special effects in movies require continuous intervention from the artist,
who needs to guide the movement almost step by step. In such examples the
available tools provide controls mainly over local details, either in space or
in time. This thesis uses two analytical frameworks to deal with the process
of animation: harmonic and modal analyses, allowing the description of
movements with a reduced set of controls. A GPU implementation of the
resulting animations allows for real-time rendering of those. In particular,
it allows applications such as interactive control tuning through design
galleries animated in real-time or three-dimensional music visualization.
Particularly, it allows the choice of control parameters through the use of
animated galleries in realtime and the use of music frequencies to guide the
animation.
Orientador(es)
THOMAS LEWINER
Banca
ADELAILSON PEIXOTO DA SILVA
Banca
AURA CONCI
Banca
ANSELMO ANTUNES MONTENEGRO
Banca
ALEX LAIER BORDIGNON
Banca
THOMAS LEWINER
Banca
RODRIGO PENTEADO R DE TOLEDO
Catalogação
2013-08-07
Apresentação
2012-06-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21844@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21844@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21844
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF