Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANIMAÇÃO 3D EM TEMPO REAL COM ANÁLISES HARMÔNICAS E MODAL

Título
[en] REAL-TIME 3D ANIMATION WITH HARMONIC AND MODAL ANALYSES

Autor
[pt] CLARISSA CODA DOS SANTOS CAVALCANTI MARQUES

Vocabulário
[pt] COMPUTACAO GRAFICA

Vocabulário
[pt] HARMONICO DE VARIEDADE

Vocabulário
[pt] SKINNING

Vocabulário
[pt] MODELO ARTICULADO

Vocabulário
[pt] ANALISE HARMONICA

Vocabulário
[pt] VISUALIZACAO DE MUSICA

Vocabulário
[pt] GPU

Vocabulário
[pt] ESQUELETO

Vocabulário
[pt] ANIMACAO

Vocabulário
[pt] ANALISE MODAL

Vocabulário
[en] COMPUTER GRAPHICS

Vocabulário
[en] MANIFOLD HARMONICS

Vocabulário
[en] SKINNING

Vocabulário
[en] ARTICULATED MODEL

Vocabulário
[en] HARMONIC ANALYSIS

Vocabulário
[en] MUSIC VISUALIZATION

Vocabulário
[en] SQUELETON

Vocabulário
[en] ANIMATION

Vocabulário
[en] MODAL ANALYSIS

Resumo
[pt] Ainda hoje a animação de caracteres tridimensionais é um processo manual. Aplicações como jogos de computadores, ou capturas de movimentos para efeitos especiais em filmes requerem incessante intervenções do artista, que praticamente guia os movimentos a cada passo. Nesses exemplos as ferramentas disponíveis oferecem geralmente edição de detalhes, ou no espaço ou no tempo. Essa tese utiliza duas abordagens analíticas ao processo de animação: harmônica e modal, permitindo descrever movimentos com poucos controles. O resultado destas animações é mostrado em tempo real para o usuário graças às suas implementações na GPU. Em particular, permite escolher os parâmetros de controle através de galerias animadas em tempo real ou ainda usar as freqüências da música para guiar a animação.

Resumo
[en] Animation of three-dimensional characters is still a mostly manual process. Applications such as computer games and motion capture for special effects in movies require continuous intervention from the artist, who needs to guide the movement almost step by step. In such examples the available tools provide controls mainly over local details, either in space or in time. This thesis uses two analytical frameworks to deal with the process of animation: harmonic and modal analyses, allowing the description of movements with a reduced set of controls. A GPU implementation of the resulting animations allows for real-time rendering of those. In particular, it allows applications such as interactive control tuning through design galleries animated in real-time or three-dimensional music visualization. Particularly, it allows the choice of control parameters through the use of animated galleries in realtime and the use of music frequencies to guide the animation.

Orientador(es)
THOMAS LEWINER

Banca
ADELAILSON PEIXOTO DA SILVA

Banca
AURA CONCI

Banca
ANSELMO ANTUNES MONTENEGRO

Banca
ALEX LAIER BORDIGNON

Banca
THOMAS LEWINER

Banca
RODRIGO PENTEADO R DE TOLEDO

Catalogação
2013-08-07

Apresentação
2012-06-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21844@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21844@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21844


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF