Título
[pt] MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA SUSPENSÃO INTERCONECTADA
Título
[en] MODELING AND SIMULATION OF AN INTERCONNECTED SUSPENSION
Autor
[pt] LEO HERSZENHAUT
Vocabulário
[pt] MODELAGEM
Vocabulário
[pt] SUSPENSAO
Vocabulário
[en] MODELLING
Vocabulário
[en] SUSPENSION
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta a modelagem e simulação de uma suspensão veicular do tipo interconectada empregando um modelo plano não linear de veículo com quatro graus de liberdade (roll - ou pitch - e heave da massa suspensa e deslocamentos verticais das duas massas não suspensas), incluindo o mecanismo da suspensão e amortecedores com reações de bump e rebound diferenciadas. Apresenta também a análise da influência deste tipo de suspensão no controle do ângulo de rolagem (ou arfagem) do veículo. Inclui-se uma comparação do comportamento com o do modelo linear do tipo massa-mola-amortecedor convencional.
Resumo
[en] This work presents the modeling and simulation of an interconnected vehicle suspension utilizing a non-linear planar vehicle with four degrees of freedom (roll – or pitch – body and wheels heave), including the suspension mechanism and bumpers with different bump and rebound reactions. It also presents an analysis of this type of suspension on the control of the roll (pitch) angle of the vehicle.
Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO
Catalogação
2013-07-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21736
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