Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES

Título
[en] THE DESIGN(ER) IN THE EDITORIAL PRODUCTION OF THE TEXTBOOK: ROLES, CONTRIBUTIONS AND LIMITS

Autor
[pt] FERNANDA MACIEL JARDIM

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] EDITORACAO

Vocabulário
[pt] LIVRO DIDATICO

Vocabulário
[pt] MERCADO EDITORIAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] PUBLISHING

Vocabulário
[en] COURSE BOOK

Vocabulário
[en] BOOK PUBLISHING

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] READING

Resumo
[pt] Esta dissertação trata da inserção do design(er) na produção editorial do livro didático – que ainda é uma ferramenta bastante utilizada na educação brasileira e, geralmente, fundamenta e delineia as práticas de ensino em sala de aula –, com enfoque no livro de geografia de ensino fundamental. Dentre outras questões que o perpassam, a pergunta que norteia este trabalho pode ser sintetizada da seguinte forma: qual o papel do design(er) no processo de edição de livros didáticos? Diante da construção coletiva por que passa a obra didática, sofrendo intervenções de diversas fontes, torna-se difícil delimitar de antemão as atribuições e limites de atuação do designer; entretanto, é possível afirmar a importância de seu trabalho nessa cadeia produtiva, sendo razoável partir do pressuposto que o designer tem um papel até mesmo social nesse processo. É a partir dessa conjectura que se torna possível delinear o caminho que leva aos motes concernentes a esse grande questionamento. Trata-se, portanto, de uma investigação – mediante estudo de caso com a análise do processo de produção editorial – do papel e da atuação dos agentes envolvidos na cadeia de produção (em especial do designer), destacando suas funções primordiais, contribuições possíveis e seus limites de atuação. Afinal, a partir dessa observação é possível examinar as funções, exercidas e idealizadas, dos principais participantes deste processo – dentre eles, o designer, um dos agentes mediadores da leitura –, levando em consideração as particularidades da cadeia de produção editorial do livro didático, que é orientada por uma política com objetivos precisos e por interesses educacionais e pecuniários.

Resumo
[en] This dissertation deals with the insertion of the design(er) in the editorial production of the textbook – an instrument which is widely used in education in Brazil and, generally, acts as a foundation outlining the teaching practices applied in the classroom –, with a focus on the use of the geography textbook in elementary education. Among other issues, the question that guides this work can be summarized into the following: what is the role of design(er) in the textbook editing process? The collective construction process which the work goes through suffers interference from many different sources, making it much more difficult to define beforehand the roles and the limits imposed on the designer. However, it is possible to confirm the importance of the role of the designer in the production chain, being reasonable to assume that the designer even has a social role in this process. From this conjecture it is possible to delineate the path that leads to the issues facing this question. It is therefore an investigation – through a case study which examines the editorial production process – considering the role and the involvement of the agents present in the production chain (especially the designer), highlighting their functions, limits, and possible contributions. Finally, this observation allows us to examine the real and the idealized functions of the main participants in this process – such as the designer, one of the mediating reading agents –, taking into account the particularities of the production chain of textbook publishing, which is guided by a policy with precise objectives and educational and pecuniary interests.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
MAURA RIBEIRO SARDINHA

Catalogação
2013-06-12

Apresentação
2010-08-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS PDF