Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POÉTICA TRÁGICA: RUPTURA NO AGON HARMÔNICO DO COSMOS OU O TEMPO FORA DO EIXO

Título
[en] TRAGIC POETICS: RUPTURE ON THE HARMONIC AGON OF THE COSMOS OR THE TIME OUT OF JOINT

Autor
[pt] CRISTINA MARIA FLORES RIBAS

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[pt] POETICA

Vocabulário
[pt] TEMPO

Vocabulário
[pt] TRAGEDIA

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] POETIC

Vocabulário
[en] TIME

Vocabulário
[en] TRAGEDY

Resumo
[pt] A presente tese de doutorado tem como tema a tragédia grega da antiguidade clássica, pensada em seu contraste com a tragédia do Renascimento ou primórdios da era moderna. Focado nas obras Édipo Rei, de Sófocles, e Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, este estudo pretende tratá-las, respectivamente, no contexto histórico e filosófico em que emergem: a tragédia antiga, nos tempos pré-socráticos, marcados pela consolidação do processo democrático da polis grega e a tragédia moderna, em tempos de ascensão da revolução científica e ruptura com a cosmologia aristotélico-ptolomaica tradicional, por meio do pensamento de Giordano Bruno, Copérnico e Galileu, dentre outros, e também pela retomada, por Montaigne, da antiga tradição cética, pela afirmação da autonomia da consciência, bem como pela irrupção da subjetividade; traços característicos da entrada do mundo na era moderna, e que marcam as principais linhas diferenciais entre ambas as formas da tragédia. Em sua estreita relação com a noção grega de cosmos, a poética trágica desponta como a afirmação de que a tragédia ocorre justamente quando algo nessa ordem se rompe. A tragédia poderia ser pensada, portanto, na medida em que se conserva a arcaica imagem do mundo assentado sobre um eixo, como uma poética da desarticulação da ordem do mundo ou a poética do cosmos fora do eixo.

Resumo
[en] The present thesis has as its subject the ancient Attic Greek tragedy, contrasted with the tragedy of Renaissance and early modern age. Focused on Sophocles’ King Oedipus and William Shakespeare’s Hamlet, Prince of Denmark, this study intends to treat them, respectively, in the historical and philosophical context they emerge: the ancient tragedy, in presocratic times, marked by the consolidation of the democratic process of the greek polis, the modern tragedy, in the rise of the scientific revolution and the rupture in the traditional aristotelianptolemaic cosmology, by the thought of Giordano Bruno, Copernicus and Galileo, among others, but also by Montaigne’s recover of the ancient skeptical tradition, the statement of the autonomy of individual conscience, as well as the irruption of the subjectivity, all of them, fundamental traces of the beginning of modernity and the principal dividing lines between ancient and modern forms of tragedy. In its very close relation with the original presocratic notion of cosmos, tragic poetics dawns as a statement that tragedy occurs precisely when something fundamental to this order is ruptured. Tragedy could be thought, therefore, keeping before us the archaic image of the universe turning upon an axis, as a poetics of the disarticulation of the world order or the poetics of the cosmos out of joint.

Orientador(es)
MAURA IGLESIAS

Banca
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO

Banca
MAURA IGLESIAS

Banca
FERNANDO DECIO PORTO MUNIZ

Banca
OSWALDO GIACOIA JUNIOR

Banca
MARIA INES SENRA ANACHORETA

Catalogação
2013-02-04

Apresentação
2012-08-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21104@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21104@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21104


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF