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Título
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIAS DE REMUNERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] ORGANIZATIONAL CULTURE AND REMUNERATION STRATEGY: A CASE STUDY

Autor
[pt] LUIS GERALDO SEGADAS DE ARAUJO

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] REMUNERACAO

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CULTURE

Vocabulário
[en] REMUNERATION

Resumo
[pt] Partindo da premissa que as estratégias de remuneração são um dos importantes instrumentos que influenciam a cultura de uma organização, além de serem determinantes na atração e retenção de pessoas com qualificação adequada ao trabalho; esta pesquisa teve como objetivo analisar o alinhamento entre estratégias de remuneração e cultura organizacional para que a empresa atue com eficácia em um ambiente dinâmico e competitivo. Para tal, com base no referencial teórico sobre cultura organizacional e na tipologia cultural de Charles Handy, foram feitas entrevistas com o corpo diretivo e aplicados questionários aos gestores da Fundação Petros de Seguridade Social, fundo de previdência complementar fechado, criado inicialmente para garantir a aposentadoria complementar dos funcionários da Petrobras, que atua no mercado multipatrocinado e que desta forma, concorre com outras empresas do segmento na captação de novos participantes. Concluímos que é possível determinar estratégias de remuneração que se alinhem a cultura e auxilie a organização no alcance dos objetivos definidos. Também identificamos que a organização analisada necessita aumentar o componente variável de remuneração final, tornando-a fruto do atingimento de metas coletivas e individuais caso queira responder com competitividade às pressões do ambiente.

Resumo
[en] Assuming that compensation strategies are one of the important instruments that influence the culture of an organization, and are crucial in attracting and retaining suitably qualified people to work, this study aimed to analyze the alignment between compensation strategies and organizational culture for the company to act effectively in a dynamic and competitive environment. To this end, based on the theoretical framework of organizational culture and the cultural typology of Charles Handy, interviews were conducted with the board of directors and questionnaires were administered to the managers of the Fundação Petros de Seguridade Social, a pension fund, initially created to ensure retirement supplement of Petrobras employees and currently operates in the multiemployer market, and thus competes with other companies in the sector by attracting new participants. We conclude that it is possible to determine compensation strategies that align the culture and help the organization in achieving defined organizational objectives. We also found that the analyzed organization needs to increase the variable component of final compensation, making it the fruit of the achievement of individual and collective goals in order to respond to competitive pressures from the environment.

Orientador(es)
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
GIUSEPPE MARIA RUSSO

Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Catalogação
2013-01-17

Apresentação
2012-04-09

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21000@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21000@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21000


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