Título
[pt] A REPÚBLICA NARRADA E TEATRALIZADA: ANÁLISE DOS TEXTOS LITERÁRIOS DE JUAN BAUTISTA ALBERDI (1839-1841)
Título
[en] THE REPUBLIC NARRATED E DRAMATIZED: ANALYSIS THE LITERARY TEXTS OF JUAN BAUTISTA ALBERDI (1839 – 1841).
Autor
[pt] SHEILA LOPES LEAL GONCALVES
Vocabulário
[pt] ARGENTINA
Vocabulário
[pt] INTELECTUAL
Vocabulário
[pt] TEATRO
Vocabulário
[pt] REPUBLICA
Vocabulário
[en] ARGENTINA
Vocabulário
[en] INTELLECTUAL
Vocabulário
[en] THEATRE
Vocabulário
[en] REPUBLIC
Resumo
[pt] O objetivo desta dissertação é analisar de que maneira Juan Bautista Alberdi (1810 – 1884) opera os conceitos de República e Pueblo através de seus textos literários, as peças de teatro La Revolución de Mayo: cronica dramática e El Gigante Amapolas y sus formidables enemigos, escritas entre 1839 e 1841. Como é perceptível em outros membros da Geração de 1837, Alberdi trabalhava com uma fronteira bastante tênue entre literatura e política, fazendo de suas peças verdadeiros combates ao governo de Juan Manuel de Rosas. São tratadas as especificidade do gênero teatral, através da análise de sua relevância para a sociedade bonaerense da primeira metade do oitocentos, levando em conta a o controle que o governo tinha em relação ao contudo das apresentações, utilizado como propaganda pro rosista pelo aparato institucional dos periódicos. Nesse sentido, Alberdi representava a parcela de opositores ao regime que conseguia fazer do teatro um instrumento de crítica ao sistema. Além disso, os textos citados apresentam os ideais republicanos do jovem escritor e de que maneira categorias como povo, cidadão e pátria eram manipuladas de acordo com os diferentes grupos aos quais Alberdi se dirigia ao longo das falas.
Resumo
[en] The objective of this dissertation is to analyse how Juan Bautista Alberdi (1810 – 1884) operates the concepts of Republic and Pueblo through his literary texts, the plays La Revolución de Mayo: cronica dramática and El Gigante Amapolas y sus formidables enemigos, wrote between 1839 and 1841. As is noticeable in other members of the Generation of 1837, Alberdi had work with a very thin frontier between literature and politics, making part of his opposition to the government of Juan Manuel de Rosas. The specificity of the theatrical genre is treated through the analysis of its relevance to the society of Buenos Aires at the beginning of the eight hundred, taking into account the control that the government had within the spectacles, used as marketing pro rosista by the institutional apparatus of the journals. Alberdi represented the share of opponents of the regime that could make the theater an instrument to criticize the system. Moreover, the texts cited how the republican ideals of the young writer, and how categories such as people, citizenand patria were handled in accordance with the different groups witn whom Alberdi was directed speeking along the lines.
Orientador(es)
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Banca
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
Banca
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Banca
FERNANDO LUIZ VALE DE CASTRO
Catalogação
2012-09-03
Apresentação
2012-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20291@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20291@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20291
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF