Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O VALOR DA OPÇÃO DO CARRO FLEX POR REGIÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DO TOR COM MRM

Título
[en] THE OPTION VALUE OF THE FLEX-FUEL CAR IN DIFFERENT GEOGRAPHIC REGIONS OF BRAZIL: APPLICATION OF REAL OPTIONS THEORY WITH MRM

Autor
[pt] CAROLINA CALDAS DO NASCIMENTO

Vocabulário
[pt] OPCAO REAL

Vocabulário
[pt] ETANOL

Vocabulário
[pt] CARRO

Vocabulário
[pt] REVERSAO A MEDIA

Vocabulário
[pt] PROCESSOS ESTOCASTICOS

Vocabulário
[pt] SIMULACAO MONTE CARLO

Vocabulário
[en] REAL OPTION

Vocabulário
[en] ETHANOL

Vocabulário
[en] CAR

Vocabulário
[en] MEAN REVERSION

Vocabulário
[en] STOCHASTIC PROCESSES

Vocabulário
[en] MONTE CARLO SIMULATION

Resumo
[pt] A introdução do carro Flex-fuel no mercado brasileiro em 2003 mudou a forma de decisão do consumidor. Se antes era necessário escolher o combustível pelo tipo de veículo, movido somente a gasolina ou somente a álcool, hoje é possível escolher um tipo de carro com duas opções de combustível. O carro Flex funciona com gasolina, etanol ou qualquer mistura desses combustíveis em qualquer proporção. Essa flexibilidade gera uma vantagem econômica para o seu proprietário, mas qual o benefício financeiro de um carro Flex-fuel em comparação a um carro movido somente à gasolina? Geograficamente, onde se localiza o proprietário que se beneficia mais dessa flexibilidade? Este estudo aplica a Teoria de Opções Reais na análise do valor da opção do carro Flex para as cinco regiões geográficas do Brasil: Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. São atendidas tanto as diferenças de preços regionais quanto a preferência de automóvel do consumidor dessas regiões. Para esse propósito, são considerados que os preços históricos dos combustíveis são estocásticos e seguem o Movimento de Reversão à Média Aritmético. A previsão dos preços e o valor da opção são gerados através da Simulação de Monte Carlo. Os resultados indicam que a opção de escolher o combustível mais barato no abastecimento adiciona considerável valor para o proprietário do carro Flex em todas as regiões e modelos de carro considerados, sendo a região Sudeste a mais beneficiada pela opção Flex.

Resumo
[en] The introduction of the Flex-fuel car to the Brazilian market in 2003 changed the way of decision of the customers. If before it was necessary to choose the fuel by the kind of vehicle, fueled only by gas or only by sugarcane ethanol, today it is possible to choose one kind of car with two fuel possibilities. The Flexfuel car can run with gas, sugarcane ethanol or any mix of those fuels at any proportion. This resulting flexibility generates an economic advantage for the car’s owners, but what are the finance benefits of having a Flex-fuel car in comparison to a gas-powered car? Where is geographically located the owner which benefits more from this flexibility? This study applies the Real Option method to analyze the option value of the Flex-fuel cars in each of the five geographic regions of Brazil: Northeast, North, Central-West, Southeast and South. It regards regional prices differences and their customer’s car preference. For this purpose, it considers that the historical fuel prices are stochastic and follow the Arithmetic Mean Reverting diffusion process. Monte Carlo Simulation provides the forecasted fuel prices and option values. The results show that the option to choose the cheapest fuel at the refueling moment adds significant value for the owner of all the regions and car models considered. The Southeast region is the most benefited from it.

Orientador(es)
CARLOS PATRICIO SAMANEZ

Coorientador(es)
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS

Banca
CARLOS PATRICIO SAMANEZ

Banca
JOSE FRANCISCO MOREIRA PESSANHA

Banca
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS

Banca
PAULO HENRIQUE SOTO COSTA

Catalogação
2012-08-13

Apresentação
2012-01-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20210@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20210@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20210


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF