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Título
[pt] O PRÓXIMO CAPÍTULO: REFLEXÕES PARA UM NOVO MODELO DE NOVELA BRASILEIRA NAS NOVAS MÍDIAS

Título
[en] THE NEXT EPISODE: REFLECTIONS FOR A NEW MODEL OF BRAZILIAN SOAPOPERAS ON THE NEW MEDIA

Autor
[pt] LEANDRO GEJFINBEIN

Vocabulário
[pt] INFORMACAO

Vocabulário
[pt] TELENOVELA

Vocabulário
[pt] MIDIA

Vocabulário
[pt] HIPERMIDIA

Vocabulário
[pt] CIBERCULTURA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] INFORMATION

Vocabulário
[en] SOAP-OPERA

Vocabulário
[en] MEDIA

Vocabulário
[en] HYPERMEDIA

Vocabulário
[en] CYBERCULTURE

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] O mundo está passando por um período de significativas mudanças nos meios de comunicação com o crescimento das chamadas novas mídias. As empresas de mídia estão desafiadas a expandir seus negócios explorando novas possibilidades, ao mesmo tempo em que precisam transferir seus principais ativos da mídia tradicional, como a televisão, para essa nova lógica de produção e consumo. Neste cenário podemos incluir a telenovela brasileira. Com significativa importância e influência na cultura brasileira, as telenovelas já são o resultado de uma série de transposições desde sua origem no folhetim, alcançando mais sucesso a cada novo formato. Entretanto, são ainda produzidas exclusivamente para a televisão, incorporando lentamente extensões nas novas mídias e que não dão conta das principais mudanças no consumo e no projeto do produto. Partindo então da investigação das principais propriedades da telenovela brasileira e da análise de aspectos específicos dessas atuais mudanças dos meios, este estudo teve como objetivo levantar reflexões e diretrizes que possam guiar a implementação de um novo modelo de telenovela. Neste caso, um produto maior e mais complexo, no qual se mantenham determinadas propriedades do folhetim televisivo, mas que incorpore, ao mesmo tempo, características das novas mídias, reconhecendo que os impactos dessas transformações são irreversíveis.

Resumo
[en] The world is undergoing a period of dramatic changes in its communication media, facing the growth of the so-called new media. The media companies are under the challenge of how to expand their businesses exploring new possibilities, but also to transfer their main assets on traditional media, such as television, to this new logic of production and consumption. In this scenario we can include the Brazilian telenovelas. With major importance and influence in the Brazilian culture, the telenovelas are already a result of several transpositions since its origin as serial, and achieved more success in each new format. However, the telenovela is still produced strictly to television, slowly incorporating new media extensions which do not cover the significant changes in consumption and product design. Therefore, from the research of the main proprieties of the Brazilian telenovelas and the analysis of specific aspects of current media changes, this study aimed to raise reflections and guidelines which may direct the implementation of a new model of telenovela. In this case, a larger and more complex product, in which we could successfully maintain certain aspects of the television serial and incorporate, at the same time, new media characteristics, recognizing that the impacts of such transformations are irreversible.

Orientador(es)
REJANE SPITZ

Banca
REJANE SPITZ

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
JOAO A DOS REIS

Catalogação
2012-03-12

Apresentação
2011-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19261@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19261@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19261


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