Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS ON DOMESTIC VIOLENCE AGAINST CHILDREN AND ADOLESCENTS: STUDY OF THE NOTIFICATION PROCESS IN A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF MANAUS, AM

Título
[pt] PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MANAUS, AM

Autor
[pt] MARSILÉIA BRASIL DE LIMA

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] ADOLESCENTE

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[pt] VIOLENCIA

Vocabulário
[pt] DIREITO HUMANO

Vocabulário
[en] CHILD

Vocabulário
[en] TEENAGER

Vocabulário
[en] TEACHER

Vocabulário
[en] VIOLENCE

Vocabulário
[en] HUMAN RIGHT

Resumo
[pt] A presente dissertação, intitulada Percepções de professores do ensino fundamental sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes: estudo sobre o processo de notificação em uma escola pública do município de Manaus, AM é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, que procurou conhecer o que um grupo de professores do Ensino Fundamental entende por violência doméstica contra crianças e adolescentes e como se posiciona diante da obrigatoriedade de comunicação dos casos de suspeita ou confirmação deste tipo de violência estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para sua realização foi elaborado um questionário que foi respondido por 19 professores que atuam nas primeiras séries do ensino básico, de uma escola pública localizada entre as zonas Norte e Leste da cidade de Manaus. A análise das respostas revelou que os professores que participaram deste estudo conhecem pouco sobre a Violência Doméstica e a maioria a associou apenas à agressão física, identificada por marcas corporais. Quanto ao conhecimento e o posicionamento em relação ao que estabelece o ECA, apenas 31,57 por cento dos professores têm conhecimento do procedimento adequado, 26 por cento deles conhecem parcialmente, enquanto 21 por cento dos professores afirmaram que desconhecem totalmente informações sobre o procedimento previsto. Quanto à obrigatoriedade de denúncia, 63,25 por cento dos professores responderam que a desconhecem.

Resumo
[en] This dissertation entitled Perceptions of elementary school teachers on domestic violence against children and adolescents: study of the notification process in a public school in the city of Manaus, AM. Is the result of a qualitative research, which sought to find out what a group of elementary school teachers understand as domestic violence against children and adolescents and how they stand in relation to the mandatory reporting of suspected or confirmed cases of this type of violence established by the Statute of Child and Adolescent (ECA). For its realization we designed a questionnaire that was answered by 19 teachers who work in the early grades of basic education in a public school located between the northern and eastern areas of the city of Manaus. The analysis of responses revealed that teachers who participated in this study know little about domestic violence and the majority only associated it with physical aggression, identified by body marks. Regarding knowledge and position in relation to what is established by the ECA, only 31.57 per cent of teachers were aware of proper procedure, 26 per cent of them knew partially, while 21 per cent of teachers said they knew nothing about the procedure. As for mandatory denunciation, 63.25 per cent of teachers responded that they were unaware of it.

Orientador(es)
SUELI BULHOES DA SILVA

Banca
SUELI BULHOES DA SILVA

Banca
INEZ TEREZINHA STAMPA

Banca
LUDMILA FONTENELE CAVALCANTI

Catalogação
2012-02-29

Apresentação
2011-08-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19208@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19208@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19208


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF