Título
[en] PERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS ON DOMESTIC VIOLENCE AGAINST CHILDREN AND ADOLESCENTS: STUDY OF THE NOTIFICATION PROCESS IN A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF MANAUS, AM
Título
[pt] PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MANAUS, AM
Autor
[pt] MARSILÉIA BRASIL DE LIMA
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[pt] VIOLENCIA
Vocabulário
[pt] DIREITO HUMANO
Vocabulário
[en] CHILD
Vocabulário
[en] TEENAGER
Vocabulário
[en] TEACHER
Vocabulário
[en] VIOLENCE
Vocabulário
[en] HUMAN RIGHT
Resumo
[pt] A presente dissertação, intitulada Percepções de professores do ensino
fundamental sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes: estudo
sobre o processo de notificação em uma escola pública do município de
Manaus, AM é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, que
procurou conhecer o que um grupo de professores do Ensino Fundamental
entende por violência doméstica contra crianças e adolescentes e como se
posiciona diante da obrigatoriedade de comunicação dos casos de suspeita ou
confirmação deste tipo de violência estabelecido pelo Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). Para sua realização foi elaborado um questionário que foi
respondido por 19 professores que atuam nas primeiras séries do ensino básico, de
uma escola pública localizada entre as zonas Norte e Leste da cidade de Manaus.
A análise das respostas revelou que os professores que participaram deste estudo
conhecem pouco sobre a Violência Doméstica e a maioria a associou apenas à
agressão física, identificada por marcas corporais. Quanto ao conhecimento e o
posicionamento em relação ao que estabelece o ECA, apenas 31,57 por cento dos
professores têm conhecimento do procedimento adequado, 26 por cento deles conhecem
parcialmente, enquanto 21 por cento dos professores afirmaram que desconhecem
totalmente informações sobre o procedimento previsto. Quanto à obrigatoriedade
de denúncia, 63,25 por cento dos professores responderam que a desconhecem.
Resumo
[en] This dissertation entitled Perceptions of elementary school teachers on
domestic violence against children and adolescents: study of the notification
process in a public school in the city of Manaus, AM. Is the result of a qualitative
research, which sought to find out what a group of elementary school teachers
understand as domestic violence against children and adolescents and how they
stand in relation to the mandatory reporting of suspected or confirmed cases of
this type of violence established by the Statute of Child and Adolescent (ECA).
For its realization we designed a questionnaire that was answered by 19 teachers
who work in the early grades of basic education in a public school located
between the northern and eastern areas of the city of Manaus. The analysis of
responses revealed that teachers who participated in this study know little about
domestic violence and the majority only associated it with physical aggression,
identified by body marks. Regarding knowledge and position in relation to what is
established by the ECA, only 31.57 per cent of teachers were aware of proper procedure,
26 per cent of them knew partially, while 21 per cent of teachers said they knew nothing about
the procedure. As for mandatory denunciation, 63.25 per cent of teachers responded that
they were unaware of it.
Orientador(es)
SUELI BULHOES DA SILVA
Banca
SUELI BULHOES DA SILVA
Banca
INEZ TEREZINHA STAMPA
Banca
LUDMILA FONTENELE CAVALCANTI
Catalogação
2012-02-29
Apresentação
2011-08-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19208@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19208@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19208
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF