Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MOBILE PHONE AS AN ADVERTISING TOOL: FACTORS THAT AFFECT THE ACCEPTANCE OF SMS ADVERTISING BY USERS

Título
[pt] O CELULAR COMO FERRAMENTA DE MOBILE ADVERTISING: FATORES QUE AFETAM A ACEITAÇÃO PELOS USUÁRIOS DE PROPAGANDA POR MENSAGENS DE TEXTO

Autor
[pt] MARCEL CORREIA DE LIMA

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] TEXTO

Vocabulário
[pt] MENSAGEM

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] TEXT

Vocabulário
[en] MESSAGE

Resumo
[pt] No mundo, há hoje seis bilhões de linhas de telefonia móvel; sendo que cerca de 220 milhões no Brasil. Aliados ao constante desenvolvimento tecnológico do setor, esses números tem despertado o interesse de profissionais e estudiosos para o uso do telefone móvel como ferramenta para anunciar e vender produtos e serviços (mobile advertising e mobile marketing). Entretanto, fatores que levariam os consumidores a aceitar os dispositivos móveis como mídias promocionais ainda não são plenamente entendidos. Este estudo pretendeu desvendar alguns estímulos e barreiras à adesão dos consumidores a anúncios por mensagens de texto, enviadas a aparelhos celulares (SMS). Com base no modelo desenvolvido por Bauer et al. (2005), conduziu-se um levantamento, sobre amostra probabilística dos alunos de uma instituição de ensino de educação básica, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Os resultados apresentam evidências de que o modelo proposto, apesar da preocupação percebida pelos usuários sobre a invasão de privacidade, é adequado para entender a propensão a aceitar anúncios por mensagens de texto.

Resumo
[en] In the world, there are today six billion mobile telephone lines; with about 220 million in Brazil. Besides the constant technological development of the sector, these numbers have aroused the interest of professionals and scholars to mobile phone use as a tool to advertise and sell products and services (mobile advertising and mobile marketing). However, factors that would lead consumers to accept mobile devices as promotional media are not yet fully understood. This study sought to unveil some stimuli and barriers to access of consumers to ads by text messages sent from mobile phones (SMS). Based on the model developed by Bauer et al. (2005), a survey on probabilistic sample of students from an educational institution of basic education in the cities of Rio de Janeiro and Niterói was conducted. The results show evidence that the proposed model, despite the concern perceived by users on the invasion of privacy, it is appropriate to understand the propensity to accept ads by text messages.

Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA

Catalogação
2012-02-27

Apresentação
2011-08-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19199@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19199@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19199


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF