Título
[pt] ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
Título
[en] STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007)
Autor
[pt] MÁRCIA CORREA E CASTRO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] PROINFO
Vocabulário
[pt] INCLUSAO DIGITAL
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] DIGITAL DIVIDE
Vocabulário
[en] DIGITAL INCLUSION
Resumo
[pt] Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de
Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca
analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política
nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de
Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que
orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus
objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de
informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as
pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de
educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a
posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a
materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia
educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas
realiza o mercado.
Resumo
[en] Based in the Policy Cycle Approach formulated by Stephen Ball and
Richard Bowe (1992) this research aims at analyzing the influence an text
production contexts of the current Brazilian policy on technology in education:
the PROINFO (National Program of Technology in Education). The text also
discuss readings of the policy made by the Local government in Rio de Janeiro,
witch helps to delineate the policy’s context of practice in this state. To meet its
objectives, the text presents: (1) the historical survey of the Brazilian ICT
policies and the search for technological autonomy facing the pressures of
international market; (2)The parallelism between the general policies of
education until the nineties; and further convergence between the two policies to
satisfy the market; (3) the contradictions expressed in the text of current policy
of educational technology, witch states democracy, but realizes the market.
Orientador(es)
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
Banca
MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
Catalogação
2011-10-06
Apresentação
2011-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18430
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF