Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)

Título
[en] STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007)

Autor
[pt] MÁRCIA CORREA E CASTRO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] PROINFO

Vocabulário
[pt] INCLUSAO DIGITAL

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] DIGITAL DIVIDE

Vocabulário
[en] DIGITAL INCLUSION

Resumo
[pt] Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado.

Resumo
[en] Based in the Policy Cycle Approach formulated by Stephen Ball and Richard Bowe (1992) this research aims at analyzing the influence an text production contexts of the current Brazilian policy on technology in education: the PROINFO (National Program of Technology in Education). The text also discuss readings of the policy made by the Local government in Rio de Janeiro, witch helps to delineate the policy’s context of practice in this state. To meet its objectives, the text presents: (1) the historical survey of the Brazilian ICT policies and the search for technological autonomy facing the pressures of international market; (2)The parallelism between the general policies of education until the nineties; and further convergence between the two policies to satisfy the market; (3) the contradictions expressed in the text of current policy of educational technology, witch states democracy, but realizes the market.

Orientador(es)
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI

Banca
MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA

Catalogação
2011-10-06

Apresentação
2011-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18430


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF