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Título
[en] COMPETITIVE STRATEGIES AND BUSINESS FINANCIAL PERFORMANCE IMPACT: AN ANALYSIS OF THE TELECOMMUNICATIONS INDUSTRY

Título
[pt] ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E O IMPACTO NO DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES

Autor
[pt] EDUARDO SANTINI DE LUCENA

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS GENERICAS

Vocabulário
[pt] TIPOLOGIAS ESTRATEGICAS

Vocabulário
[pt] POSICIONAMENTO ESTRATEGICO

Vocabulário
[pt] GRUPO ESTRATEGICO

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT

Vocabulário
[en] GENERIC STRATEGICS

Vocabulário
[en] STRATEGIC TYPOLOGIES

Vocabulário
[en] STRATEGIC POSITIONING

Vocabulário
[en] STRATEGIC GROUP

Resumo
[pt] Esse estudo objetiva pesquisar, identificar e analisar como as estratégias competitivas afetam o desempenho das empresas na indústria de prestação de serviços de telecomunicações. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica do arcabouço teórico que embasa a pesquisa para identificação das variáveis estratégicas, de desempenho e ambientais, além de modelos e tipologias. Para uma amostra de 30 empresas listadas na bolsa de valores de Nova York, foram coletados dados nos documentos contábeis publicados pelas empresas, complementados por survey no período de cinco anos compreendido entre 2004 e 2009. Tais dados foram analisados por meio de estatística multivariada, possibilitando a identificação e composição de grupos estratégicos (clusters). Em seguida, foi verificada a aderência dos clusters à tipologia estratégica escolhida e examinadas as diferenças de desempenho entre os diversos clusters, destacando-se o estudo das relações entre posicionamentos estratégicos e desempenhos. Os resultados da análise indicam aderência à tipologia exercitada, comprovando empiricamente os pressupostos iniciais da pesquisa.

Resumo
[en] This study aims to investigate, identify and analyze how the competitive strategies affect companies’ performances in the telecommunications services providers industry. We first performed a revision of the theoretical framework that underpins the research to identify the strategic variables, environmental performances and models and typologies. For a sample set containing 30 companies listed on New York Stock Exchange, data were collected in accounting documents published by companies and supplemented by survey, considering five years between 2004 and 2009. These data were analyzed using multivariate statistics which allowed the identification and composition of the strategic groups (clusters). Next, we checked the adherence among the strategic typology and clusters chosen and examined the performance differences between the various clusters, emphasizing the study of the relationship between strategic positioning and performance. The test results suggested an alignment between the used typology and statistical results confirming the initial assumptions of the empirical research.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
MARCOS COHEN

Banca
RENATO COTTA DE MELLO

Catalogação
2011-09-22

Apresentação
2011-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18311@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18311@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18311


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