Título
[pt] A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COMO UM CAMINHO PARA A PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADES: RESGATANDO VALORES SOCIOAMBIENTAIS COM O 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título
[en] THE GEOGRAPHIC EDUCATION AS A WAY TO THE PROMOTION OF SUSTAINABILITIES: REGISTERING SOCIAL AND ENVIRONMENTAL VALUES WITH THE 6TH YEAR OF BASIC EDUCATION
Autor
[pt] LIVIA IGLESIAS DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] ETICA
Vocabulário
[pt] GEOGRAFIA
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA DE ENSINO
Vocabulário
[pt] VALORES SOCIO-AMBIENTAIS
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO BASICA
Vocabulário
[en] ETHICS
Vocabulário
[en] GEOGRAPHY
Vocabulário
[en] TEACHING METHODOLOGY
Vocabulário
[en] SOCIAL ENVIRONMENTAL VALUES
Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] BASIC EDUCATION
Resumo
[pt] O trabalho destaca-se como uma produção teórico-conceitual, na qual analisamos o ensino da geografia na educação básica, fundamentalmente no 6° ano do ensino fundamental, enfatizando que a educação geográfica, através do ensino do conceito geográfico de lugar, pode contribuir para a formação cidadã dos alunos, bem como para a (re)criação de valores socioambientais éticos, representando assim um caminho eficaz a ser trilhado para a promoção de sustentabilidades no espaço. Desse modo, propomos que a noção de sustentabilidades faça parte do conteúdo programático da geografia escolar, criando uma relação simbiótica entre a educação geográfica e a promoção de ações sustentáveis no espaço, através de metodologias de ensino, como a elaboração de projetos didáticos, que favoreçam a formação socioambiental ética do alunado, preparando-os para o exercício da cidadania, e para a construção de relações de afeto, solidárias, cuidadosas e responsáveis com o outro e com o meio ambiente. Acreditamos que a referida simbiose pode ser um ganho tanto para o ensino da Geografia, como para a construção e gestão de espaços de vivências sustentáveis, no âmbito socioambiental.
Resumo
[en] The work stands out as a production theoretical and conceptual, in which we analyze the geography teaching at the basic education, fundamentally at the 6th year of the basic education, emphasizing that the geographic education, trough the teaching of the geographical concept of place, can contribute to the students citizenship formation, as well as to the creation of social and environmental ethic values, thus representing an effective way to be trodden to the promotion of sustainabilities at the space. Thus, we propose that the notion of sustainabilities make part of the programmatic content of school geography, creating an symbiotic relation between the geographical education and the promotion of sustainable actions in space, through teaching methodologies, like the elaboration of didactic projects, that favor the pupils ethic social and environmental formation, preparing them to the exercise of citizenship, and to the construction of relations of affection, solidarity, carefull, and responsible with the other and the environment. We believe that the mentioned symbiosis can be a acquisition both to the teaching of geography, as to the construction and management of spaces of sustainable experiences at the social and environmental scope.
Orientador(es)
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA
Banca
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA
Banca
JOAO RUA
Banca
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Catalogação
2011-09-01
Apresentação
2011-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18186@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18186@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18186
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF