Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AS MARIONETES DIVINAS: O FUNDAMENTO DA RESPONSABILIDADE MORAL NO PENSAMENTO DE PLATÃO

Título
[en] THE GODS’ PUPPETS: THE FOUNDATION OF MORAL RESPONSIBILITY IN PLATO’S THOUGHT

Autor
[pt] SILVIA REGINA DA SILVA BARROS DA CUNHA

Vocabulário
[pt] MORAL

Vocabulário
[pt] RESPONSABILIDADE

Vocabulário
[pt] LEI

Vocabulário
[en] MORALS

Vocabulário
[en] RESPONSABILITY

Vocabulário
[en] LAW

Resumo
[pt] Numa perspectiva objetiva, o fundamento da responsabilidade moral é objeto do Livro IX das Leis, onde Platão desenvolve sua teoria da punição, baseada na tese de que ninguém comete o mal voluntariamente, que ele concilia com a necessidade prática de graduar as penas, a partir da distinção tradicional entre delitos voluntários e involuntários. Identificando no delito dois aspectos independentes, dano e injustiça, Platão afirma que o primeiro requer apenas reparação, enquanto a punição é concebida como medida destinada a melhorar a alma afetada por emoções desordenadas ou por ignorância, causas da injustiça. O problema em foco apresenta também um aspecto subjetivo: independentemente das vantagens sociais da justiça, da ótica exclusiva do indivíduo em sua relação consigo próprio, haveria alguma razão que justificasse ser justo? Para Platão, a injustiça causa uma ruptura da harmonia da alma, rompendo o diálogo interno do eu consigo mesmo e afetando a capacidade de pensar. Nos diálogos tardios, à medida que evolui a concepção de Platão acerca das fontes do mal, resta claro que a punição pelas injustiças não depende da sobrevivência da alma após a morte, pois decorre da lei universal de atração dos semelhantes, por força da qual a maldade leva o injusto a conviver com o mal, devastando sua vida interior

Resumo
[en] From an objective point of view, Book IX of the Laws is concerned with the foundation of moral responsibility, a central issue in Plato s theory of punishment, which couples the socratic thesis that no one commits evil willingly, with the practical necessity for a gradation of penalties, which is derived from the traditional distinction between voluntary and involuntary crimes. Distinguishing two independent aspects of wrongdoing – damage and injustice – Plato argues that the former requires only atonement, whereas punishment is conceived as a measure to improve the soul, affected by disordered emotions or ignorance, causes of injustice. This question also presents a subjective aspect: from the agent’s point of view, in his relation with himself and disregarding the social advantages of justice, is there any reason to be fair? For Plato, injustice tears the soul’s harmony, preventing the internal dialogue of a person with himself and affecting his capacity to think. In his later dialogues, as Plato’s conceptions about the sources of evil evolve, it remains clear that punishment for injustice does not depend on the soul’s survival after death, but springs from a universal law according to which like clings to like, a principle which determines that evil induces the wicked to live with evil, disrupting his inner life.

Orientador(es)
MAURA IGLESIAS

Banca
FERNANDO AUGUSTO DA ROCHA RODRIGUES

Banca
MAURA IGLESIAS

Banca
FERNANDO DECIO PORTO MUNIZ

Catalogação
2011-08-12

Apresentação
2011-03-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17974@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17974@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17974


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF