Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PROPOSALS AND PRACTICES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL: A STUDY OF FRIENDS OF THE ENVIRONMENT PROJECT AT THE PRESIDENTE CASTELO BRANCO STATE SCHOOL

Título
[pt] PROPOSTAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ESTUDO DO PROJETO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

Autor
[pt] ANA ROSA LAGO CECÍLIO

Vocabulário
[pt] ECOLOGIA

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL

Vocabulário
[en] ECOLOGY

Vocabulário
[en] SCHOOL

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION

Resumo
[pt] O estudo pretende identificar a aplicabilidade do Projeto Amigos do Meio Ambiente na educação ambiental crítica dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Castelo Branco na cidade de Manaus. O que contribuirá como referência científica às escolas de ensino médio na cidade de Manaus em relação à Educação Ambiental Crítica, já que atualmente tem se evidenciado tantos problemas em relação ao meio ambiente. Para o alcance desse objetivo, procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias a fim de alcançar (i) identificar as ações desenvolvidas pelo projeto AMA junto aos alunos da Escola Estadual Presidente Castelo Branco; (ii) verificar a influência do projeto AMA na postura crítica dos alunos em relação à discussão e participação no lidar com o meio ambiente. O delineamento da pesquisa é do tipo estudo de caso com análise descritiva – explicativa, e de natureza qualitativa. Os resultados evidenciam que existe uma intenção sobre a prática da Educação Ambiental Crítica, mas que requer um aprofundamento que deve começar pelos conteúdos ministrados em sala de aula, de forma a estimular a compreensão sobre a importância de participação da sociedade com conhecimento e poder de questionamento sobre os problemas ambientais. Tornando o Projeto AMA relevante para servir de referência às escolas públicas na cidade de Manaus.

Resumo
[en] The study aims to identify Amigos do Meio Ambiente Project applicability on critical environmental education of high school students at President Castelo Branco State School in the city of Manaus. It will contribute as scientific reference to high schools in the city of Manaus to Critical Environmental Education, which has already shown many environment al problems. To achieve this goal, we proceeded to the analysis of primary and secondary sources to achieve (i) identify the actions taken by the AMA project with President Castelo Branco State School students (ii) verify the project influence on students critical posture in relation to discussion and participation in dealing with the environment. The research is a study case with descriptive analysis - explanatory and qualitative. The results show that there is an intention to practice Critical Environmental Education, but it requires a depth that should get the content taught in the classroom in order to encourage understanding about the importance of community participation with knowledge questioning power about environmental problems. Making the project relevant AMA serve as a reference to public schools in the city of Manaus.

Orientador(es)
RAFAEL SOARES GONÇALVES

Banca
VALERIA PEREIRA BASTOS

Banca
DENISE CHRYSOSTOMO DE MOURA JUNCA

Banca
RAFAEL SOARES GONÇALVES

Catalogação
2011-05-05

Apresentação
2011-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17415@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17415@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17415


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS PDF