Título
[pt] AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM MOTOR DO CICLO DIESEL OPERANDO NO MODO BICOMBUSTÍVEL: DIESEL/ETANOL E DIESEL/GÁS
Título
[en] EXPERIMENTAL INVESTIGATION OF A DIESEL CYCLE ENGINE OPERATING ON DUAL-FUEL MODE: DIESEL / ETHANOL AND DIESEL / GAS
Autor
[pt] JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA
Vocabulário
[pt] COMBUSTAO
Vocabulário
[pt] ETANOL
Vocabulário
[pt] DIESEL-GAS
Vocabulário
[pt] MOTOR BICOMBUSTIVEL
Vocabulário
[pt] EMISSOES
Vocabulário
[en] COMBUSTION
Vocabulário
[en] ETHANOL
Vocabulário
[en] DIESEL-GAS
Vocabulário
[en] DUAL FUEL ENGINE
Vocabulário
[en] EMISSIONS
Resumo
[pt] No presente trabalho, ensaios experimentais de um motor do ciclo Diesel consumindo etanol hidratado ou gás natural em substituição parcial ao óleo diesel, foram realizados. Os objetivos principais foram verificar as influências dos combustíveis alternativos e avaliar as técnicas do avanço da injeção do diesel e da restrição parcial do ar de admissão, em relação aos parâmetros característicos da combustão, desempenho e emissões. Com base nos dados do diagrama pressão-ângulo de virabrequim, foi possível analisar alguns parâmetros característicos da combustão, tais como o início da combustão, a máxima taxa de elevação de pressão e o pico de pressão. Os parâmetros do desempenho e emissões do motor foram analisados através do rendimento térmico e as concentrações de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, material particulado e óxidos de nitrogênio. Os resultados obtidos mostraram que as técnicas avaliadas no modo bicombustível junto com as elevadas taxas de substituição do óleo diesel favoreceram a melhor queima dos combustíveis alternativos, refletindo-se favoravelmente em menores emissões de CO e MP, além de um pequeno aumento no rendimento térmico do motor. No entanto, houve também um acréscimo nas emissões de NOX e, no caso específico do avanço da injeção, foi notado um maior ruído gerado pelo motor.
Resumo
[en] In this report, experimental tests of a Diesel cycle engine running with hydrous ethanol or natural gas with partial substitution for diesel fuel were performed. The main objectives were to verify the influence of alternative fuels and evaluate the advancing of diesel injection timing and the air partial restriction, regarding the characteristic parameters of combustion, performance and emissions. Based on data from the pressure-crank angle diagram, it was possible to analyze some characteristic parameters of combustion, such as the start of combustion, the maximum rate of pressure rise and peak pressure. The parameters of the engine performance and emissions were analyzed through the thermal efficiency and the concentrations of carbon monoxide, hydrocarbons, particulate matter and nitrogen oxides. The results showed that the techniques evaluated in dual fuel mode with higher rates of substitution of diesel fuel favored a better burning of the alternative fuels, reflecting favorably in lower emissions of CO and PM, and also in a small increase in the engine thermal efficiency. However, there was also an increase in NOX emissions and, in the specific case of the advanced injection timing, it was noted a louder noise generated by the engine.
Orientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA
Coorientador(es)
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA
Banca
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE
Banca
MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES
Banca
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA
Banca
JOSE RICARDO SODRE
Banca
FABRICIO JOSE PACHECO PUJATTI
Banca
EDIMILSON JESUS DE OLIVEIRA
Catalogação
2011-03-21
Apresentação
2011-02-21
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17103@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17103@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17103
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