Título
[en] JACKSON POLLOCK: DAEDALUS S WAY
Título
[pt] JACKSON POLLOCK: O PERCURSO DE DÉDALO
Autor
[pt] KADIANA MENDES DE MEDEIROS RAPOSO
Vocabulário
[pt] PINTURA
Vocabulário
[pt] JACKSON POLLOCK
Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA
Vocabulário
[pt] ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Vocabulário
[pt] CRITICA DE ARTE
Vocabulário
[en] PAINTING
Vocabulário
[en] MODERN ART
Vocabulário
[en] UNITED STATES OF AMERICA
Vocabulário
[en] CRITICAL OF ART
Resumo
[pt] A obra pictórica de Jackson Pollock está geralmente associada à invenção do all over e das drip paintings na segunda metade da década de quarenta em Nova Iorque. De fato, tal é o momento de maestria da força poética de Pollock que, depois de anos de insistente busca da sua verdade, finalmente dá o salto que irá repotencializar toda a aventura plástica moderna, que naquele momento vivia um impasse. Esta dissertação propõe repensar o estudo da pintura de Pollock, seguindo pari passu o desenvolvimento do artista, desde o início nos anos trinta até as black paintings, último grande momento, buscando ver o que está sendo dito na obra e também o seu silêncio. O que torna-se realmente estimulante tendo-se em vista a musicalidade latente das pinturas. A pintura de Pollock deixa-se apresentar como um todo complexo, e à primeira vista contraditório, sobretudo pela diferença que marcam as fases de sua carreira. Entretanto, e aqui concentrou-se o meu esforço, visualizamos por entre o convulsivo das linhas labirinto, uma coerência na busca essencial do artista, qual seja, dar ritmo e vida à pintura. No caso de Pollock, isso tem um peso excepcional, uma vez que diz respeito a aspectos fundamentais da linguagem pictórica moderna. Jackson Pollock faz a maxima afirmação da pintura moderna no pós-guerra, e paradoxalmente, assinala um impasse que sua própria radicalidade acabou por gerar.
Resumo
[en] Jackson Pollock’s paintings are usually associated with the all over and drip
paintings’ inventions during the mid-forties in New York. In fact, that’s the
moment where his genius came to the most exciting period of his career. After
years of struggling within, he finally “broke the ice” and started to reevaluate the
plastic modern adventure. This dissertation is about Pollock’s paths, since the
beginnings of the thirties until the black paintings, his last big period. At first,
Pollock’s work seems complex and very contradictory, however, and that’s my
point, if we see through this labyrinth a very coherent line lies underneath the
appearance, in search for life and rhytms to his paintings. In Pollock’s case, it
gains a special flavour for it deals with fundamental aspects of the modern
alphabet. Jackson Pollock makes an assertion of the painting and paradoxically
reveals an impasse that his own radical art generated.
Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
Catalogação
2011-03-14
Apresentação
2010-09-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17072@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17072@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17072
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF