Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA VERDADE COMO ABERTURA EXISTENCIAL AO ACONTECIMENTO POÉTICO DA VERDADE

Título
[en] FROM TRUTH AS EXISTENCIAL DISCLOSURE TO THE POETIC HAPPENING OF TRUTH

Autor
[pt] IONE MANZALI DE SA

Vocabulário
[pt] VERDADE

Vocabulário
[pt] ESTETICA

Vocabulário
[pt] MARTIN HEIDEGGER

Vocabulário
[pt] POSMODERNISMO

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[en] TRUTH

Vocabulário
[en] AESTHETICS

Vocabulário
[en] MARTIN HEIDEGGER

Vocabulário
[en] POSTMODERNISM

Vocabulário
[en] ART

Resumo
[pt] Na sua conferência A origem da obra de Arte, de 1936, Martin Heidegger leva a discussão sobre a arte, até então restrita ao domínio da estética, para o campo ontológico, na sua definição da obra de arte como o pôr-se-em-obra da verdade. Nesta dissertação intento esclarecer esta peculiar expressão, tomando como fio condutor as mudanças do sentido de verdade que acompanharam o motivo central na filosofia de Heidegger, a questão do ser, desde Ser e tempo até o seu encontro com a arte nesta conferência. Heidegger, em seu empenho contra a entranhada tradição da verdade como verdade eterna, noção esta que mostrou ser comandada pela lógica da adequação, parte da noção de verdade histórica por ele definida nos anos 1930, para chegar ao mais original sentido da verdade de ocultamento e desvelamento da alétheia, que, ao se essencializar, acontece poeticamente na obra de arte, instaurando a verdade de um novo ser ao abrir horizontes históricos-destinais. Mostrarei por fim, como a techné, neste momento compreendida por Heidegger como original [ursprünglich], é por ele então pensada na abertura instaurada pela obra de arte associadamente à essencialização da técnica moderna em seu desabrigar dos entes como recurso disponível de uma vigência estabilizada.

Resumo
[en] In his conference The Origin of the Work of Art, of 1936, Martin Heidegger takes the discussion about art, then restricted to the domain of the aesthetics, to the ontological field, when defining the work of art as the settingitself- to-work of the truth. In this dissertation I aim to clarify this peculiar expression, taking as a thread changes in the meaning of truth that followed the central motif in the philosophy of Heidegger, the question of being, since Being and Time until his encounter with art in this conference. Heidegger, in his persistence against the ingrained tradition of truth as perpetual truth, notion pointed by him as being commanded by a logic of adequacy, takes the notion of historical truth defined by him in the1930s, to find the most original truth of veiling and disclosure of the alétheia, that in its essencialization happens poetically as a work of art, establishing the truth of a new being in its opening of historical-destinals horizons. At last, I will show how Techné, understood by Heidegger then as original [Ursprünglich], is presented by him as the clearing of an open by the work of art in association with the essentialization of modern technique in its unshelter of beings as available resource of a stabilized sway.

Orientador(es)
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
LIGIA TERESA SARAMAGO PADUA

Banca
MARCO ANTONIO DOS SANTOS CASA NOVA

Catalogação
2011-02-18

Apresentação
2010-08-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16886@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16886@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16886


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF