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Título
[pt] A RETÓRICA DA NEUTRALIDADE EM REPORTAGENS DO JORNALISMO DE NEGÓCIOS

Título
[en] THE RETHORIC OF NEUTRALITY IN NEWS REPORTS IN BUSINESS JOURNALISM

Autor
[pt] DANIELLE ZUMA CAPELLANI

Vocabulário
[pt] JORNALISMO

Vocabulário
[pt] POSICIONAMENTO

Vocabulário
[pt] NEGOCIO

Vocabulário
[en] JOURNALISM

Vocabulário
[en] POSITIONING

Vocabulário
[en] BUSINESS

Vocabulário
[en] ARTICLES

Resumo
[pt] A presente tese propõe uma discussão sobre a postura neutralística (Heritage; Greatbatch, 1991) adotada nas reportagens de capa da Revista Exame, da editora Abril, publicadas no ano de 2005. As reportagens são analisadas a partir das estratégias argumentativas (Vieira, 2003; Schiffrin, 1987; Gryner, 2000) de expressão de pontos de vista e de sustentação, por meio das quais a revista se posiciona e posiciona as organizações e os empresários (Harré; Langenhove, 1991; 1999) no mundo dos negócios. A partir da análise destas estratégias, foram verificadas as principais storylines de sucesso defendidas pela publicação, como princípios para as empresas crescerem com lucro. Os resultados apontam para o uso de estratégias de sustentação de argumentos com base em fatos; exemplos de outras empresas; dados estatísticos obtidos através de pesquisas e de discurso reportado (Tannen, 1989) de estórias de vida de empresários e especialistas, o que confere ao discurso jornalístico aparência de representar objetivamente a realidade (Shi-Xu, 2000). No entanto, estas estratégias lingüístico-discursivas expressam pontos de vista e aproximam o gênero reportagem do press release, isto é, de um texto que informa e promove as organizações, seus gestores e servem como cartilhas que orientam o comportamento profissional no mundo capitalista (Gee et. al., 1996).

Resumo
[en] This study proposes a discussion about the neutralistic posture (Heritage; Greatbatch, 1991) assumed on cover reports of Revista Exame published in 2005, Abril Publisher. The reports are analyzed based on the argumentative strategies (Vieira, 2003; Schiffrin, 1987; Gryner, 2000) of marks of points of view and sustaining, through which the magazine assumes a position while positions organizations and entrepreneurs (Harré; Langenhove, 1991, 1999) in the business world. The analysis of these strategies unveiled the main storylines of success spread by the magazine as principles for companies to grow profitably. The results show the use of strategies to sustain arguments based on facts; examples of other companies; statistical data from surveys and reported speech (Tannen, 1989) of life stories told by entrepreneurs and experts, making believe that journalistic discourse represents objectively the reality (Shi-Xu, 2000). However, these linguistic and discursive strategies express points of view and provide approximation between reports and press release, that is, a text that informs and promotes organizations and their managers and can be used as manuals to guide professional behavior in the capitalist world (Gee et. al., 1996).

Orientador(es)
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Coorientador(es)
SONIA BITTENCOURT SILVEIRA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
SONIA BITTENCOURT SILVEIRA

Banca
PAULO CORTES GAGO

Banca
AMITZA TORRES VIEIRA

Catalogação
2011-02-03

Apresentação
2010-03-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16830@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16830@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16830


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