Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] TECHNIQUES, TERRITORY AND DISTANCE LEARNING: HISTORICAL AND THEORETICAL APPROACHES

Título
[pt] TÉCNICA, TERRITÓRIO E ENSINO A DISTÂNCIA: ARTICULAÇÕES HISTÓRICO-TEÓRICAS

Autor
[pt] SAULO DE SOUZA LADEIRA

Vocabulário
[pt] TERRITORIO

Vocabulário
[pt] TECNICA

Vocabulário
[pt] ENSINO A DISTANCIA

Vocabulário
[en] TERRITORY

Vocabulário
[en] TECHNIQUE

Vocabulário
[en] DISTANCE LEARNING

Resumo
[pt] O objetivo principal deste trabalho dissertativo é tentar provar que a implantação de cursos superiores na modalidade de ensino à distância tem a capacidade de promover a existência de novos territórios e, conseqüentemente, territorialidades. Para tal, foi feito um resgate histórico, com ênfase no século XX, no intuito de verificarmos o quanto a difusão do meio técnico-científico informacional contribuiu para que o ensino à distância proliferasse no Brasil, e mais precisamente, a partir de três instituições de ensino superior que oferecem tal modalidade, de modo a gerar novos territórios. Assim, tento demonstrar que a técnica possui relevante papel na efetivação dos mesmos. O conceito de territorialidade utilizado no embasamento teórico foi a definição de Robert Sack, que as considera como sendo estratégias de controle e influência sobre pessoas e objetos através do controle de um território, conjugada com a definição ofertada por Rogério Haesbaert como as formas e as relações políticas, culturais, sociais e econômicas produzidas e reproduzidas por um grupo ou grupos sociais no território. Isso possibilitou concluir que: sendo a oferta deste tipo de serviço o resultado de um conjunto de políticas públicas e privadas, é possível que diferentes estratégias sejam traçadas a partir do ensino superior à distância por cada uma das instâncias já citadas com igualmente diferentes objetivos, gerando novas relações de poder e, como conseqüência, novos territórios.

Resumo
[en] The main objective of this work reported and try to prove that the establishment of courses in distance learning mode has the ability to promote the existence of new territories and, consequently, territorialities. To this end, it was made a historical review, with emphasis on the twentieth century, in order to verify how the diffusion of technical means and scientific informational contributed to distance learning proliferated in Brazil, and more specifically, from three institutions higher education that offer such a mode, to generate new territories. So I try to demonstrate that the technique has significant role in attaining them. The concept of territoriality used in the theoretical framework was the definition of Robert Sack, who considers them as strategies to control and influence over people and objects through the control of a territory, coupled with the definition offered by Rogerio Haesbaert as the forms and relations political, cultural, social and economic produced and reproduced by a group or social groups in the territory. This led us to conclude that: being the provision of such service, the result of a combination of public and private policies, it is possible that different strategies are drawn from higher education at a distance by each of the aforementioned instances also with different goals, generating new power relations and, consequently, new territories.

Orientador(es)
IVALDO GONCALVES DE LIMA

Coorientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Banca
JOAO RUA

Banca
IVALDO GONCALVES DE LIMA

Banca
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Banca
CESAR ALVAREZ CAMPOS DE OLIVEIRA

Banca
GUILHERME DA SILVA RIBEIRO

Catalogação
2011-01-12

Apresentação
2010-06-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16729


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF