Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AN APPLICATION OF REAL OPTIONS THEORY TO THE HIGH SPEED RAIL BETWEEN RIO DE JANEIRO AND CAMPINAS

Título
[pt] UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS AO CASO DO TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO-CAMPINAS

Autor
[pt] ANA CAROLINA KANEMARU LOPES

Vocabulário
[pt] OPCAO REAL

Vocabulário
[pt] ANALISE DE INVESTIMENTO

Vocabulário
[pt] INFRA-ESTRUTURA

Vocabulário
[pt] FLEXIBILIDADE GERENCIAL

Vocabulário
[pt] INVESTIMENTO

Vocabulário
[en] REAL OPTION

Vocabulário
[en] ANALYSIS OF INVESTMENT

Vocabulário
[en] NFRASTRUCTURE

Vocabulário
[en] MANAGERIAL FLEXIBILITY

Vocabulário
[en] INVESTMENT

Resumo
[pt] O projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-Campinas (TAV) está previsto para ser licitado em 2010 como uma concessão com 40 anos de prazo. O projeto tem um investimento total estimado em R$34,6 bilhões, dos quais R$7 bilhões serão provenientes de capital próprio. Entretanto, por se tratar de uma ferrovia pioneira, o projeto apresenta elevada incerteza quanto ao seu tráfego futuro, o que pode comprometer a sua viabilidade econômica e desestimular a participação do investidor privado. Apesar do VPL do projeto para o acionista ser positivo em R$49 milhões, estima-se que há uma probabilidade de 50,8% do mesmo ser negativo, o que representa um risco significativo para o investidor privado. Uma forma de aumentar a atratividade do projeto é o uso de uma garantia governamental de tráfego mínimo, estabelecendo um piso de demanda para cada ano de acordo com um percentual da demanda projetada dentro do arcabouço jurídico de uma Parceria Público Privada (PPP). Neste trabalho é aplicada a metodologia de Opções Reais para valorar o projeto assumindo uma garantia governamental. Mostra-se que a incorporação de uma garantia de 60% da demanda reduz o risco de perda do investidor de 50,8% para 33,2%, contribuindo para a viabilidade econômica e financeira do TAV, e que níveis mais elevados de garantia têm impacto maior e também custo maior para o governo.

Resumo
[en] The high speed rail between Rio de Janeiro and Campinas will be auctioned in 2010 as a concession for a 40 year period. The project has an estimated total investment of R$34.6bi, of which R$7bi consists of private equity. However, being a greenfield railway, the project presents high uncertainty regarding future traffic, possibly compromising its economic feasibility and discouraging the private sector’s participation. Although the NPV of the project for the stakeholder is a positive R$49mi, it is estimated that there is a 50.8% probability of it being negative, which represents a significant risk for the private investor. One way to increase the project’s attractiveness is through minimum revenue government guarantees, where a demand floor for each year is established according to a percentage of projected demand within the legal framework of a Public-Private Partnership (PPP). This dissertation applies Real Options Theory to value the project assuming such government guarantee. It is shown that a 60% guarantee reduces the risk of investor loss from 50.8% to 33.2%, contributing to the economic and financial feasibility of the project. Furthermore, increasing levels of guarantees have a higher impact on risk and also imply higher costs for the government.

Orientador(es)
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
LEONARDO LIMA GOMES

Banca
MARCUS VINICIUS QUINTELLA CURY

Catalogação
2011-01-11

Apresentação
2010-08-18

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16722@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16722@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16722


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