Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MATURE WOMAN: A STUDY ON THE INFLUENCE OF THE COGNITIVE AGE IN THE ATTITUDE IN RELATION TO FASHION ADVERTISEMENTS

Título
[pt] MULHER MADURA: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IDADE COGNITIVA NA ATITUDE EM RELAÇÃO A ANÚNCIOS DE MODA

Autor
[pt] GERALDO PINTO DE GODOY JUNIOR

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] MATURIDADE

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] MULHER

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] MATURITY

Vocabulário
[en] FASHION

Vocabulário
[en] WOMAN

Resumo
[pt] Os avanços da medicina têm proporcionado aumento da longevidade e melhor qualidade de vida. Pessoas acima de 55 anos percebem-se como tendo idade inferior à sua idade cronológica, engajando-se em atividades não imaginadas há uma década. No caso das mulheres, o interesse por moda mostra-se alto nessa fase. Este estudo procurou investigar a influência da idade cognitiva da mulher madura em sua atitude em relação a anúncios de moda. Utilizando-se fotos de modelos femininos, conduziu-se um survey, com uma amostra de 164 mulheres, entre 55 e 70, anos residentes do Rio de Janeiro. Surgiram evidências de que mulheres maduras se vêem de acordo com sua idade cognitiva e que sua identificação é maior com modelos fotográficos que aparentam ter sua idade cognitiva. Ao se identificarem mais com a modelo, sua atitude positiva em relação à roupa apresentada no anúncio aumenta. Estas descobertas podem ser utilizadas para que empresas direcionem, de modo mais eficaz, não apenas suas campanhas publicitárias para esse mercado, como também o desenvolvimento de produtos e seu posicionamento de marca.

Resumo
[en] In recent years, advances in medicine have increased life expectancy and quality of life for people over 55. They feel much younger than their actual age and engage in activities that would have been unimaginable a decade ago. In the case of mature women, interest in fashion has also increased significantly. This study aims at investigating the relationship between women’s cognitive age and their emotional responses towards fashion advertising. A survey with 164 women aged 55 to 70 evidenced that mature women´s self-perception is in accordance with their cognitive age and that they identify themselves mostly with photographic models of their own age. In doing so, their positive attitude towards clothes shown by an advertisement also increases. This knowledge could be used by the marketing sector so as to direct more effective publicity campaigns to the market of mature women.

Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
LETICIA MOREIRA CASOTTI

Catalogação
2011-01-05

Apresentação
2010-06-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16700@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16700@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16700


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF