Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BRAZIL IN THE FASHION: NEW REPRESENTATIONS OF CONSUME AND PROMOTION OF THE BRASILIDADE

Título
[pt] O BRASIL NA MODA: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO E PROMOÇÃO DA BRASILIDADE

Autor
[pt] GLAUCIA CURTINAZ CENTENO DE REZENDE

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] FASHION

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Resumo
[pt] A relação cultura e consumo se destaca entre as representações sociais que integram a cena contemporânea. Grande parte das negociações engendradas no campo das identidades passa pelo envolvimento do sujeito com os bens que constituem o mundo material e seus significados. Por meio da mídia e da moda, esta relação se fortalece. No Brasil, assim como em outros países, a globalização trouxe uma supervalorização das raízes, da cultura local e uma apropriação do sentimento de brasilidade. A diversidade cultural do País está presente em produtos de vários segmentos, atraindo consumidores tanto no mercado interno como no externo. Partindo da experiência acadêmica de mais de uma década na discussão de temáticas relacionadas à moda e à cultura brasileira, da consulta de sites, publicações e profissionais das mais diversas áreas, propomos uma reflexão acerca desse fenômeno que vem elevando o Brasil a (grande vitrine) ou, ainda, a (laboratório do mundo). Nas bases desse debate, a promoção da imagem do País pode estar atrelada às novas regras do mercado; ao reconhecimento de nossas raízes por meio de novas ferramentas, como o design; e ao surgimento de novas práticas de consumo, mais autorais e menos comprometidas com os padrões vigentes.

Resumo
[en] The relationship between culture and consume is highlighted among the social representations that integrate the contemporary scene. The great majority of negotiations rooted at the field of identities pass through the involvement of the individual with the goods that constitute the material world and its meaning. Through the media and the fashion, this relationship strengths. In Brazil, as in other countries, the globalization brought an overvaluation of the roots, of the local culture and an ownership of the brazilianness feeling. The cultural diversity of the country is present in various segments of goods, attracting consumers of both the domestic and the foreign markets. Starting at the academic experience of more than a decade of discussion about the themes related to fashion and to Brazilian culture, website researches, publications and professionals of several areas, we propose a reflection about this phenomenon that raises the Brazil to the (great showcase) or to the (world laboratory). On the basis of this debate, the promotion of the Brazilian image could be related to the new rules of the market; to the recognition of our roots through new tools, like design; and to the outbreak of new practices of consume, more authorial and less committed with the actual standards.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
CLAUDIA PEREIRA CAIXETA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
LETICIA MOREIRA CASOTTI

Catalogação
2010-11-30

Apresentação
2010-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16602


Arquivos do conteúdo
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF