Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] NEW WARS, PEACE STUDIES AND THE COPENHAGEN SCHOOL OF INTERNATIONAL RELATIONS: BRINGING VIOLENCE BACK INTO SECURITY STUDIES

Título
[pt] NOVAS GUERRAS, ESTUDOS PARA A PAZ E ESCOLA DE COPENHAGUE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O RESGATE DA VIOLÊNCIA PELA SEGURANÇA

Autor
[pt] MARCELO MELLO VALENCA

Vocabulário
[pt] SEGURANCA INTERNACIONAL

Vocabulário
[pt] NOVA GUERRA

Vocabulário
[pt] VIOLENCIA

Vocabulário
[pt] PAZ

Vocabulário
[pt] ESCOLA DE COPENHAGUE

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL SECURITY

Vocabulário
[en] NEW WAR

Vocabulário
[en] VIOLENCE

Vocabulário
[en] PEACE

Vocabulário
[en] COPENHAGEN SCHOOL

Resumo
[pt] A tese questiona a marginalização da violência pela literatura dos Estudos de Segurança, o que promoveu o afastamento do campo da dimensão política. Os movimentos de alargamento e aprofundamento tornaram a discussão teórica de Segurança mais rica, mas, ao deixarem de problematizar a violência, levaram à ruptura da relação produtiva entre teoria e prática que norteava os estudos da disciplina desde a sua origem. Desta forma, temas complexos como as novas guerras explicitam a ausência do debate conceitual sobre violência na literatura de Segurança, ocasionando uma carência explicativa para o entendimento desse elemento. Esta tese evidencia que nas novas guerras a violência deixa de ser um meio para se tornar um fim em si mesmo. Ela mostra que os atores envolvidos no conflito armado optam por perpetuar a violência porque esta proporciona ganhos que não são possíveis em tempos de paz. Como alternativa para suprimir essa lacuna explicativa da Segurança, sugere-se que o diálogo da Escola de Copenhague com os Estudos para a Paz, especialmente do processo de securitização com a tipologia da violência, devolve o instrumento conceitual - o próprio conceito de violência - aos Estudos de Segurança e restabelece a relação produtiva entre teoria e prática. O caso do cerco a Sarajevo é trazido como ilustração para o problema e a dinâmica que esta tese explicita.

Resumo
[en] The dissertation focuses on the marginalization of violence by security studies. While the widening and deepening of security contributed positively to theoretical debates in the field, these moves led to a breakdown of the productive relationship between theory and practice that had characterized the discipline since its genesis. In this way, themes such as the new wars highlight the absence of a conceptual debate about violence in security studies, leading to a lack of explanatory capacity for understanding violence. The dissertation shows that violence becomes an end unto itself as the new wars offer incentives absent in everyday politics. The text suggests, with a view to filling this analytical lacuna within security studies, increased dialogue between the speech act approach espoused by the Copenhagen School and typologies of violence established by scholars within peace studies. Such a dialogue would bring back to security studies the important analytical focus on violence, thus reestablishing a productive relationship between theory and practice. As an illustrative example, the dissertation uses the siege of Sarajevo.

Orientador(es)
KAI MICHAEL KENKEL

Banca
MONICA HERZ

Banca
GUSTAVO SENECHAL DE GOFFREDO

Banca
KAI MICHAEL KENKEL

Banca
VAGNER CAMILO ALVES

Banca
CLOVIS EUGENIO GEORGES BRIGAGAO

Catalogação
2010-11-19

Apresentação
2010-06-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16533@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16533@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16533


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF