Título
[pt] DIMENSIONANDO UMA FROTA HETEROGÊNEA DE VEÍCULOS ÓTIMA EM TAMANHO E COMPOSIÇÃO
Título
[en] OPTIMAL DESIGN OF A HETEROGENEOUS VEHICLE FLEET
Autor
[pt] MANUELA COELHO DOS PASSOS
Vocabulário
[pt] TOMADA DE DECISAO
Vocabulário
[pt] DIMENSIONAMENTO DE FROTA
Vocabulário
[pt] HETEROGENEIDADE
Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO LINEAR
Vocabulário
[en] DECISION MAKING
Vocabulário
[en] FLEET SIZE PROBLEM
Vocabulário
[en] HETEROGENEOUS MATERIALS
Vocabulário
[en] LINEAR PROGRAMMING
Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo propor modelos matemáticos e
ferramentas computacionais de assessoria na tomada de decisão para o
dimensionamento da frota ótima de veículos. O trabalho apresenta modelos que
visam reduzir os custos de transporte para uma frota heterogênea de veículos
composta por veículos próprios e terceirizados. Os modelos são baseados em
problemas de Bin Packing, Roteirização de veículos e dimensionamento de
frotas heterogêneas e foram moldados para atender as necessidades da empresa
em estudo. Os resultados obtidos na aplicação de cada modelo foram comparados
e as ferramentas computacionais utilizadas foram analisadas para identificar os
pontos positivos e negativos. Este trabalho também propõe um modelo que
compara a compra de novos veículos com a terceirização das entregas quando a
frota própria não é suficiente para atender a demanda.
Resumo
[en] This dissertation aims to propose mathematical models and computational
tools to optimize the dimension of a heterogeneous vehicle fleet in his size and
composition. This work shows models that intend to reduce transportation cost for
a heterogeneous fleet compose by own and third vehicles. The models are based
in problems such as BPP- Bin packing problem, VRP – Vehicle routing problem
and linear programming. The problems have been molded to attend the necessities
of the company in the study of case. The results achieved in the application of
each model were compared and the computational tools had been analyzed to
identify positive and negative points. This work also proposes a model that
compares the purchase of new vehicles with the delivery by third company when
the own fleet is not enough to attend the demand.
Orientador(es)
JOSE EUGENIO LEAL
Coorientador(es)
MADIAGNE DIALLO
Banca
JOSE EUGENIO LEAL
Banca
LICINIO DA SILVA PORTUGAL
Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
Catalogação
2010-11-18
Apresentação
2008-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16531@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16531@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16531
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF