Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESTOU DE ALTOS! AS POSSIBILIDADES DO JOGO PARA A HISTÓRIA

Título
[en] TIME OUT! THE POSSIBILITIES OF PLAY FOR HISTORY

Autor
[pt] MARIA EUGENIA GAY

Vocabulário
[pt] HISTORIOGRAFIA

Vocabulário
[pt] HANS-GEORG GADAMER

Vocabulário
[pt] HERMENEUTICA

Vocabulário
[pt] JOGO

Vocabulário
[en] HISTORIOGRAPHY

Vocabulário
[en] HANS-GEORG GADAMER

Vocabulário
[en] HERMENEUTICS

Vocabulário
[en] GAME

Resumo
[pt] O conceito de jogo desenvolvido pelo filósofo Hans-Georg Gadamer (1900 – 2002) constitui uma tentativa de pensar o conhecimento em bases diferentes àquelas estabelecidas pela ciência moderna de raiz kantiana. A concepção de conhecimento desenvolvida por Gadamer parte da hermenêutica da facticidade que fora proposta por Martin Heidegger no primeiro quarto do século XX, e resgata a fundamental experiência da arte como acontecer da existência. O jogo, centro da Hermenêutica filosófica gadameriana, descobre as aporias e as limitações que decorrem do tratamento diferenciado do conhecimento e da produção/apreciação artística. Através de uma reconsideração da tradição do pensamento científico e estético, explora novos parâmetros para pensar a verdade da ciência e da arte, que deixam de concentrar-se em critérios metodológicos. O jogo, enquanto estrutura da compreensão, permite ver que ao desfazer a estreita relação entre verdade e método, convém às humanidades partir de uma concepção ontológica da compreensão para melhor aproximar-se do seu objeto.

Resumo
[en] The concept of play, developed by the philosopher Hans-Georg Gadamer (1900 – 2002), constitutes an attempt to consider knowledge from basis different than those established by modern sciences stemming in kantian theory. The conception of knowledge thus developed by Gadamer, originates in Martin Heidegger s hermeneutics of facticity, which he proposed in the first quarter of the XXth century, and recovers the fundamental experience of art as the primary fact of existence. Play, the centre of Gadamer s philosophical hermeneutics unveils the aporia and limitations which come as a result of treating knowledge and artistic production/appreciation as differential standards. In reconsidering the tradition of scientific and aesthetic thinking, Gadamer explores new parameters to think truth within science and art, which no longer concentrate on methodological criteria. Play, posited as the structure of understanding, allows us to see how once the tight relationship between truth and method is undone, humanities are best suited with an ontological conception of understanding, so as to approach their object more accurately.

Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS

Catalogação
2010-09-17

Apresentação
2010-03-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16288@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16288@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16288


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF