Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMEÇANDO PELO JOGO: COMPREENSÃO E LINGUAGEM EM GADAMER

Título
[en] STARTING WITH PLAY: UNDERSTANDING AND LANGUAGE IN GADAMER

Autor
[pt] FLAVIA DIAS DE OLIVEIRA FERRARI

Vocabulário
[pt] VERDADE

Vocabulário
[pt] HERMENEUTICA

Vocabulário
[pt] JOGO

Vocabulário
[pt] COMPRESSAO

Vocabulário
[en] TRUTH

Vocabulário
[en] HERMENEUTICS

Vocabulário
[en] GAME

Vocabulário
[en] COMPRESSION

Resumo
[pt] O presente trabalho consiste em um estudo em torno de Verdade e Método, principal obra do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer. Ao tomar o fenômeno da compreensão (Verstehen) como objeto de sua reflexão, Gadamer nos esclarece de antemão que a hermenêutica que ele pretende desenvolver constitui uma tentativa de entender a verdade que é própria das ciências humanas, para além de sua autoconsciência metodológica, bem como o que liga tais ciências ao conjunto de nossa experiência de mundo. Um dos temas centrais desenvolvidos nesta obra, e que se encontra diretamente articulado com a questão da compreensão, é o conceito de jogo (Spiel), entendido como um acontecimento que se dá para além das subjetividades que nele se encontram envolvidas. Para Gadamer o alcance universal e a dimensão ontológica do jogo não devem ser ignorados. Portanto, tentaremos mostrar neste estudo, que jogar e compreender são elementos intercambiáveis em seu pensamento, na medida em que pensar o entrelaçamento jogo-compreensão é realizar que a estrutura da compreensão exige um certo entregar-se à situação em que a subjetividade não é tida mais como instância determinadora em relação ao momento da compreensão.

Resumo
[en] The present paper is a study on Truth and Method, the main work of the German philosopher Hans-Georg Gadamer. When it comes to the phenomenom of understanding (Verstehen) as the object of his thought, Gadamer explains us that the hermeneutics he intends to develop constitutes an attempt to understand the truth of human sciences, beyond their methodological self-consciousness, as well as, what links such sciences to the whole of our world experience. One of the central themes developed in this work, straightly linked to the question of understanding, is the concept of play (Spiel), known as an event that happens beyond the subjectivities involved in it. According to Gadamer, the universal scope and the ontological dimension of play should not be ignored. Therefore, we will try to show in this work that to play and to understand are interchangeable elements in Gadamer´s thought, inasmuch as to think about the connectedness of play-understanding is to realize that the structure of understanding demands one to surrender oneself to the situation in which the subjectivity is no longer the determinant instance regarding the moment of understanding.

Orientador(es)
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
LIGIA TERESA SARAMAGO PADUA

Banca
RAFAEL HADDOCK LOBO

Catalogação
2010-08-03

Apresentação
2010-03-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16085


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, APRESENTAÇÃO, SUMÁRIO, LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF