Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONSUMO E PUBLICIDADE: APROPRIAÇÃO LOCALIZADA E MENSAGEM GLOBAL

Título
[en] CONSUMPTION AND PUBLICITY: LOCAL APPROPRIATION AND GLOBAL MESSAGE

Autor
[pt] MARIA ALICE DE FARIA NOGUEIRA

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] COCA-COLA

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE

Vocabulário
[pt] GLOBALIZACAO

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] COKE

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] PUBLICITY

Vocabulário
[en] GLOBALIZATION

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da localidade da cultura na apropriação da comunicação publicitária global e a maneira com que se dá a recepção da mensagem à luz de novas referências culturais mundializadas. A abordagem ao tema é feita a partir de uma visão histórica do consumo e da análise da publicidade como ferramenta de afirmação dos valores culturais por meio da divulgação para aquisição, posse e uso dos bens. Para traçar este caminho, foram utilizados teóricos das ciências sociais e da comunicação que estudaram as mudanças nos padrões de consumo como um importante campo de reflexão sobre o indivíduo e suas práticas sociais na cultura contemporânea. Como estudo de caso, foi utilizada a campanha global Viva o Lado Coca-Cola da Vida.

Resumo
[en] This work analyzes the importance of local culture in the appropriation of global advertising campaigns and the way message is received within new world cultural references. The topic is discussed within the framework of a historical view of consumption and the analysis of advertising as a tool to affirm cultural values by means of campaigns for acquisition, ownership and use of goods. In order to carry out the work, we focused on authors, in the field of social sciences and communication, who saw the changes on patterns of consumption as important to the understanding of people and his/her social practices in contemporary culture. The global campaign Live the Coca-Cola side of life was used as a case study.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Banca
RONALDO GEORGE HELAL

Catalogação
2010-07-28

Apresentação
2010-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16030@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16030@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16030


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF