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Título
[en] ANALYSIS OF THE STRATEGIC IMPLICATIONS OF ALLIANCES FROM A NETWORK PERSPECTIVE: FOCUS ON THE INTERNATIONAL ALLIANCES OF PETROBRAS

Título
[pt] ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS PELA PERSPECTIVA DE REDES: FOCO NAS ALIANÇAS INTERNACIONAIS DA PETROBRAS

Autor
[pt] PRISCILLA DE ALMEIDA ROCHA

Vocabulário
[pt] ENERGIA

Vocabulário
[pt] PETROBRAS

Vocabulário
[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[en] ENERGY

Vocabulário
[en] PETROBRAS

Vocabulário
[en] STRATEGICAL ALLIANCES

Vocabulário
[en] STRATEGY

Resumo
[pt] Com o dinamismo atual dos mercados, a globalização, o aumento da competitividade e a necessidade de especialização dos negócios, as empresas são motivadas a firmar alianças para suprir deficiências e adquirir novas competências, a fim de entrar em novos mercados, diversificar seu portfólio, minimizar riscos e maximizar sua capacidade e seu desempenho. Diante deste cenário, na indústria de energia, principalmente nos segmentos de petróleo e gás natural, o estabelecimento de alianças tornou-se fundamental. O propósito desta dissertação é de avaliar as implicações estratégicas das alianças, pela perspectiva de redes, com foco nas alianças internacionais, na gestão estratégica da Petrobras. Para tanto, é considerado o atual cenário econômico e as perspectivas do setor petrolífero mundial, dada a previsão do acelerado crescimento da produção no pré-sal, a necessidade mundial de diversificação das fontes de energia, a participação significativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento da Petrobras e a recente crise econômica mundial. A pesquisa utilizou dados públicos, de órgãos reguladores, periódicos, sítios eletrônicos do setor de energia, principalmente o da Petrobras. Além desta investigação documental, também se baseou nas percepções de executivos das gerências de Estratégia e Desempenho Empresarial, Novos Negócios e Internacional da Petrobras, por meio de questionário predominantemente estruturado e entrevistas. Para analisar as implicações estratégicas da atuação da Petrobras em alianças internacionais, o estudo adotou o ferramental SNA (Strategic Network Analysis) desenvolvido por Macedo-Soares (2002) que inclui um arcabouço conceitual, listas de referência e uma metodologia de análise estratégica na perspectiva relacional, ou seja, dos relacionamentos (alianças) da empresa e das redes formadas por estes.

Resumo
[en] The current dynamism of markets, globalization, increasing competition and the need for business specialization is motivating firms to enter into alliances in order to overcome their deficiencies and acquire new competencies, thus enabling them to enter new markets, diversify their portfolios and minimize risks and maximize their capability and performance. Given this scenario, it has become essential for firms in the energy industry, especially those in the oil and natural gas segments, to establish alliances. The aim of this dissertation is to assess the strategic implications of alliances from a network perspective, with a focus on international alliances, in Petrobras strategic management. To achieve this, the article examines the current economic scenario and the outlook for the world oil sector, in view of the forecast of rapid growth in pre-salt field production, the world’s need to diversify energy sources, the important participation of the National Economic and Social Development Bank (BNDES) in the financing of Petrobras and the recent world economic crisis. The research used publicly available data from regulatory bodies, periodicals and energy sector websites, especially Petrobras. Besides this documental investigation, the present study was also based on the perceptions of executives in Petrobras Corporate Strategy and Performance, New Business and International departments, that were investigated using a predominantly structured questionnaire and interviews. To analyze the strategic implications of Petrobras use of international alliances, the study adopted the SNA (Strategic Network Analysis) conceptual tools developed by Macedo-Soares (2002) that include a conceptual framework, reference lists and a strategic analysis methodology from a relational perspective, that is, of the relationships (alliances) of the firm and the networks formed by them.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
CLAUDIO PITASSI

Catalogação
2010-04-12

Apresentação
2009-09-10

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15473@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15473@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15473


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