Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] OBSTACLES TO THE TEACHING OF THE SEMIOTIC ENGINEERING EVALUATION METHODS

Título
[pt] OBSTÁCULOS AO ENSINO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA SEMIÓTICA

Autor
[pt] SILVIA AMELIA BIM

Vocabulário
[pt] ENGENHARIA SEMIOTICA

Vocabulário
[pt] AVALIACAO DE COMUNICABILIDADE

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[en] SEMIOTIC ENGINEERING

Vocabulário
[en] COMMUNICABILITY EVALUATION

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Resumo
[pt] Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem de dois métodos de avaliação da Interação Humano-Computador (IHC). Trata-se do Método de Inspeção Semiótica (MIS) e do Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), propostos pela Engenharia Semiótica para analisar a qualidade da comunicação entre designer e usuário através da interface de sistemas interativos. A pesquisa envolveu a realização de quatorze entrevistas e a análise do andamento de três disciplinas de IHC, a partir das quais foram mapeados e analisados três conjuntos de resultados: (i) dificuldades de ordem prática relacionadas principalmente ao limitado espaço de tempo para trabalhar um volume extenso de tópicos de IHC, ao número elevado de alunos por turma e à falta de material didático e de exemplos da aplicação dos métodos; (ii) dificuldades no desenvolvimento de três capacidades fortemente dependentes entre si e necessárias ao aprendizado dos métodos - interpretação sistemática, abstração e visão global; e (iii) iniciativas docentes para minimização das dificuldades identificadas. Estes resultados são interpretados tanto em relação a dificuldades que são específicas do contexto da Engenharia Semiótica quanto àquelas que são compartilhadas por outras abordagens de IHC e por áreas clássicas e fundamentais da Ciência da Computação. As dificuldades de interpretar, abstrair e construir uma visão global de um problema, longe de serem específicas do ensino dos métodos sob exame, são sérios obstáculos ao ensino de várias áreas e etapas da formação em Ciência da Computação. Soluções específicas ou gerais de uma determinada área são, na realidade, contribuições para o desenvolvimento de capacidades que, uma vez adquiridas, tornarão mais fáceis os processos de ensino-aprendizagem de outras áreas para as quais essas capacidades são também indispensáveis. Deste modo, a identificação e análise das dificuldades encontradas no contexto da Engenharia Semiótica são contribuições que podem vir a beneficiar tanto o processo de ensino dessa teoria e de seus métodos, quanto o ensino de outros tópicos e áreas da Ciência da Computação. As principais contribuições do presente trabalho relacionam-se, portanto, à identificação de alguns fatores que devem nortear a reflexão sobre a formação acadêmico-profissional na Ciência da Computação, e servir como referência para formulação de estratégias e para a elaboração de material didático para suas diferentes áreas.

Resumo
[en] This thesis presents the results of a qualitative research about the difficulties that are present in the teaching and learning process of two Human-Computer Interaction (HCI) evaluation methods. It concerns the Semiotic Inspection Method (SIM) and the Communicability Evaluation Method (CEM) both proposed by Semiotic Engineering to analyze the quality of the communication between the designer and the user through the interface of interactive systems. The research consisted of fourteen interviews and the analysis of the development of three HCI disciplines, from which three sets of results were mapped and analyzed: (i) practical difficulties mainly related to the limited time to work with a extensive volume of HCI topics, to crowed classes and to the lack of teaching material and examples of the methods´ application; (ii) difficulties in the development of three abilities heavily dependent on one another and required to the methods learning – systematic interpretation, abstraction and broad view; and (iii) teaching initiatives to minimize the identified difficulties. These results are interpreted in relation to both the difficulties specific to the Semiotic Engineering context and to those that are shared by other HCI approaches and by classical and fundamental Computer Science areas. The difficulties to interpret, abstract and to construct a broad view of a problem are far from being specific to the teaching of the methods under investigation, are serious obstacles for the education of many areas and stages of training in Computer Science. Specific or general solutions of a particular area are, in fact, contributions to the development of abilities that, once acquired, will make the teaching and learning process of other areas, where these abilities are also essential, easier. Thus, the identification and analysis of difficulties found in the Semiotic Engineering context are contributions that may benefit both the teaching process of the theory and its methods and the teaching of other topics and areas of Computer Science. The main contributions of this work are related, thus, to the identification of some factors that must guide the reflection about the academic and professional training in Computer Science, and serve as reference to the formulation of strategies and to the development of teaching material to its diverse areas.

Orientador(es)
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA

Coorientador(es)
CARLA FARIA LEITAO

Banca
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA

Banca
JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO LEITE

Banca
MARCO ANTONIO CASANOVA

Banca
CARLA FARIA LEITAO

Banca
JAIR CAVALCANTI LEITE

Banca
ALEX SANDRO GOMES

Catalogação
2010-03-04

Apresentação
2009-08-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15340


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF