Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES

Título
[pt] EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS COMPORTAMENTAIS

Autor
[pt] BRUNO TARANTO MALHEIROS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD

Vocabulário
[pt] UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION

Vocabulário
[en] ORGANIZATION LEARNING

Vocabulário
[en] DEVELOPMENT OF COMPETENCES

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL LEARNING

Resumo
[pt] As Universidades Corporativas surgiram com o ojetivo de trazer respostas quanto à formação eficaz dos trabalhadores. Contudo, algumas lacunas permanecem não preenchidas. É este o caso do uso de cursos on-line na modalidade auto-estudo. O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais pontos a serem considerados para que a utilização da educação a distância por meio de cursos on-line oferecidos por universidades corporativas viabilize o desenvolvimento de competências individuais comportamentais. Para isso foram feitas revisões de literatura acerca do processo de aprendizagem organizacional, da utilização da educação a distância em Universidades Corporativas e do conceito de Competências. Em seguida, foram entrevistados três gestores, nove treinandos e quatro consultores de uma empresa que trabalha com estes cursos. As entrevistas foram transcritas e categorizadas com o apoio do sistema Atlas.ti. Foram encontradas treze categorias que, agrupadas, concentraram-se em três focos: foco gerencial, foco individual e foco do projeto. A conclusão a que se chegou após a pesquisa é que estes cursos são capazes de viabilizar o desenvolvimento de competências comportamentais desde que os três focos encontrados sejam cuidadosamente analisados. Ao final, são sugeridos alguns temas que aprofundam a presente pesquisa.

Resumo
[en] The corporate universities were developed with the objective of providing answers about the most efficient way of preparing labors. However, some gaps are still not fulfilled. This is the case of using on-line courses in self-study modality. The objective of this research was to identify the main aspects to be considered in order to utilization of on-line courses possibility the development o behavioral individual competences. Reviews in literature about organizational learning, using distance education in corporate universities and the concept of competences were done. So, three groups of people were interviewed: three managers, nine students and four counselors of a company that use this type of course. The interviews were transcript and categorized with the support of the system Atlas.ti. Thirteen categories were found and consolidated in three points: managerial, individual e project point. The conclusion of this research is that these types of courses are able to develop behavioral competences since these three aspects been carefully observed. In the end, some themes are appointed to detail this research.

Orientador(es)
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
ANDREA CECILIA RAMAL

Catalogação
2010-03-03

Apresentação
2009-08-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15320


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF